Cristo Redentor passa por desinfecção no Rio

O Mirante do Cristo Redentor passa por uma desinfecção, na manhã desta quinta-feira (13), no Rio. A limpeza faz parte dos preparativos para a reabertura do ponto turístico no próximo sábado (15).

A limpeza acontece desde as 7h, com apoio da Arquidiocese do Rio e do Parque Nacional da Tijuca. Além do Cristo, o Bondinho do Pão de Açúcar, a roda-gigante Rio Star e o AquaRio também reabrem no sábado.

Os pontos turísticos vão adotar uma série de medidas de prevenção à Covid-19. Os detalhes da retomada das atividades foram expostos em um encontro nesta quarta-feira (12). Veja a seguir alguns protocolos adotados como uso obrigatório de máscara, distanciamento social mínimo e disponibilização de álcool em gel.

As atrações também vão oferecer descontos especiais a partir de sábado. A campanha Redescubra o Rio tem como objetivo permitir que moradores do Rio descubram ou redescubram lugares que o mundo inteiro gostaria de conhecer.A promoção vai até o dia 15 de setembro.

“Pela primeira vez na história do Rio de Janeiro os atrativos se uniram. Primeiro na concepção de um protocolo de segurança permeado por todos os atrativos para trazer maior segurança sanitária para os visitantes”, disse Sandro Fernandes, CEO do Bondinho do Pão de Açúcar.

Bondinho do Pão de Açúcar — Foto: Cristina Boeckel/G1 Rio

O protocolo conjunto começou a ser elaborado em maio. Por conta da união, o grupo decidiu voltar abrir em conjunto apenas no próximo sábado, apesar de já terem autorização para isto desde a fase 4.

Para a Rio Star, a reabertura é um recomeço. A atração abriu no ano passado e, mesmo atraindo mais de 200 mil visitantes, fechou com pouco tempo de funcionamento.

“Em dezembro do ano passado inauguramos a maior roda gigante da América latina e tivemos cerca de cem dias e tivemos que fechar”, destacou Fábio Bordin, CEO da roda gigante Rio Star, que considera a reabertura uma nova estreia.

Funcionários utilizam máscara e protetor de face no Morro da Urca — Foto: Cristina Boeckel / G1

Rio Star

A maior roda gigante da América Latina adotou medidas de segurança para que seu retorno seja adequado. Dentre as mudanças, a atração agora opera com 50% de sua capacidade técnica nas cabines, ou seja, quatro pessoas por vez. Torna-se obrigatório o uso de máscaras e aferição da temperatura dos visitantes na entrada.

Rio Star contará com o máximo de quatro pessoas por cabine, onde antes cabiam oito. Apenas pessoas da mesma família irão na cabine. Se uma pessoa estiver sozinha, ela viajará sozinha.

A Rio Star só estará fechada às quartas-feiras. Nos demais dias, estará funcionando das 10h às 18h. O acesso do público à praça de alimentação e a loja de souvenirs do parque será controlado e monitorado, para que colaboradores mantenham uma distância segura uns dos outros.

A administração irá disponibilizar, nas entradas e saídas dos ambientes, a aplicação de álcool 70% por meio de totens.

Bondinho do Pão de Açúcar

O parque reabrirá ao público, de quinta a segunda-feira, das 10h às 19h, adotando todas as medidas de saúde e higienização recomendadas pela OMS no combate à Covid-19. O bondinho conquistou quatro certificações que atestam o cumprimento das normas de prevenção da doença (em âmbitos municipal, estadual, federal e internacional).

Vista do alto do bondinho — Foto: Cristina Boeckel/G1 Rio

Ficou determinada a redução da capacidade total de visitantes por dia e no transporte nos bondes, que operarão com dois terços da capacidade.

O bondinho do Pão de Açúcar, que contava com até 65 passageiros, terá 32 por viagem. A expectativa é de 25 mil a 35 mil visitantes por mês, inicialmente.

A medida segue o critério de ocupação gradual voltado para transportes turísticos, adotado pela Prefeitura do Rio de Janeiro. Por todo o parque, em pontos estratégicos, estará disponível álcool 70.

Busto do idealizador do bondinho com máscara — Foto: Cristina Boeckel / G1

Veja outros detalhes do protocolo de segurança

  1. Máscara de proteção: obrigatória durante todo o passeio, exceto em momentos de alimentação, desde que seja mantido o distanciamento social entre pessoas que não sejam do mesmo grupo familiar.
  2. Distanciamento Social: será necessário manter a distância de, pelo menos 2 metros de outras pessoas. Nas filas, haverá pontos de sinalização com a distância mínima demarcada.
  3. Higiene pessoal: as mãos devem ser higienizadas com frequência. E em caso de espirros e/ou tosse, deve ser utilizada a parte interna do braço para cobrir nariz e boca.
  4. Álcool 70%: foram instalados dispensers de álcool em pontos estratégicos do parque.
  5. Pagamento: a compra do bilhete deverá ser feita, prioritariamente, no site oficial. Em caso de compra presenciais, recomenda-se o uso de cartão.
  6. Sanitização: todos os ambientes estão sendo frequentemente sanitizados.
  7. Higienização: todas as superfícies de contato, como corrimãos e botões, estão sendo frequentemente limpas e higienizadas.
  8. Aglomeração: os bondes estão operando com 2/3 da capacidade. Outros ambientes confinados estão com limite de visitantes ou temporariamente interditados.
  9. Temperatura: todos os visitantes e funcionários terão a temperatura aferida na entrada do parque.
  10. Comunicados com os protocolos adotados em prevenção à disseminação da Covid-19 estão sendo disponibilizados de forma ampla.

Trem do Corcovado

Para receber o público, no padrão exigido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Trem do Corcovado reabre no dia 15 de agosto oferecendo vantagens para o público.

Haverá desconto no valor do bilhete para cariocas ou residentes no estado do Rio de Janeiro. Além disso, foram estabelecidos um rigoroso protocolo de segurança, medidas de saúde e higienização.

Houve marcação do piso para manter o distanciamento mínimo entre as pessoas, a instalação de barreiras físicas nos balcões de atendimento e a diminuição do número de assentos disponíveis em cada vagão. Os funcionários receberão treinamento especial para orientar os passageiros sobre as ações obrigatórias de prevenção ao coronavírus.

Há quatro regras de ouro para visitantes e funcionários

  1. O uso de máscaras é obrigatório em todas as áreas comuns.
  2. Os limites de distanciamento devem ser obedecidos e o uso dos elevadores fica restrito a passageiros com necessidades especiais.
  3. Há a recomendação para, quando tossir, cobrir o rosto com o cotovelo.
  4. Os frequentadores serão lembrados da necessidade de higienizar as mãos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TV Prefeito