Covid-19: São Pedro da Aldeia recebe 5.420 novas doses de vacinas

Imunizantes serão adicionados ao cronograma de vacinação, que segue avançando no número de doses aplicadas e na ampliação do público-alvo


São Pedro da Aldeia agora conta com o reforço de mais 5.420 doses de vacina contra a Covid-19. A remessa, que possui 4990 imunizantes de Coronavac e 430 Astrazeneca, foi enviada pelo governo do estado e será destinada ao cronograma de vacinação definido pela Secretaria Municipal de Saúde, de acordo com as diretrizes nacionais e estaduais de vacinação. Semanalmente, o município vem avançando no quantitativo de população vacinada e na ampliação da faixa-etária dos idosos que recebem a vacina. Segundo o último balanço do vacinômetro, 14.033 munícipes já receberam a vacina. 


A partir desta segunda-feira (5), receberão as doses os idosos entre 64 e 66 anos ou mais. O cronograma acontecerá de forma decrescente ao longo da semana (confira abaixo). As doses estarão disponíveis das 8h às 12h em 17 unidades de saúde do município. Após o meio-dia, os postos realizam os procedimentos de rotina, como realização de exames e administração de outras vacinas. É importante que o público siga as recomendações sanitárias nas unidades, como o uso de máscara e higienização das mãos.


A próxima semana também atenderá a comunidade quilombola aldeense com cronograma exclusivo. O público-alvo deverá procurar a sede da Estratégia de Saúde da Família (Esf) Botafogo, localizada na Rua da Paz, nº 7. O acesso à unidade também pode ser feito pela Rodovia Amaral Peixoto, Km 118. Além dos quilombolas, os demais moradores da localidade, dentro da idade especificada, devem procurar ir à unidade para receber a vacinação.
São Pedro da Aldeia é uma das cidades que mais avança no calendário de imunização em idosos, por idade, na Baixada Litorânea. “Neste momento em que os casos de Covid-19 aumentaram novamente, é muito importante que a população procure os postos e recebam as doses. A vacina, junto com os cuidados sanitários de uso de máscara, higienização das mãos e a não aglomeração, é a forma mais eficaz para diminuirmos a velocidade de transmissão da doença”, destacou a diretora em Vigilância em Saúde, Tatiana Leal de Oliveira. 


A prefeitura ainda destaca que segue rigorosamente as diretrizes estaduais e nacionais para a destinação das doses. Vale ressaltar que os imunizantes recebidos também são utilizados para a aplicação da segunda dose de vacina, necessária para a imunização completa da doença. 


Confira o cronograma de vacinação nos postos:

Segunda-feira (05/04): idosos de 66 anos ou mais;
Terça-feira (06/04): idosos de 66 anos ou mais;
Quarta-feira (07/04): idosos de 65 anos ou mais;
Quinta-feira (08/04): idosos de 65 anos ou mais;
Sexta-feira (09/04): idosos de 64 anos ou mais.


Confira os postos de vacinação:
UBS Poço Fundo: Estrada do Boqueirão, s/n – Poço Fundo;
UBS Centro/Mossoró: Rua Ramiro Antunes, s/n – Mossoró;
UBS Estação: Rua Joaquim Rodrigues Milagres, n° 52 – Estação;
UBS Porto da Aldeia: Avenida Saputiaba, nº 35 – Porto da Aldeia;
UBS Fluminense: Rua Rezende, n° 54 – Bairro Fluminense;
UBS Retiro: Estrada do Retiro, s/no – Retiro;
Esf Bairro São João II: Rua Marechal Juarez Távora, n° 168;
Esf. Colina: Rua da Colina, nº 370 – Colinas;
Esf Baixo Grande: Rua Antônio Soares dos Santos, s/n – Baixo Grande;
Esf. Ponta do Ambrósio: Rua Antônio Luiz Araújo, nº 120 – Ponta do Ambrósio;
Esf Porto do Carro: Estrada do Alecrim, n° 388 – Porto do Carro;
Esf. Parque Arruda: Avenida dos Bandeirantes, nº 23 – Parque Arruda;
Esf Praia Linda: Rua Nicolas Peregrino dos Santos, n° 66 ou Estrada de Ferro, n° 66 – Praia Linda;
Esf Flexeira: Rua da Adutora, s/n – Flexeira;
UBS Rua do Fogo: Rua Jairo Azevedo, s/n – Rua do Fogo;
UBS Cruz: Estrada da Cruz, s/n – Cruz;
Esf. Botafogo: Rua da Paz, nº 7 ou Rodovia Amaral Peixoto, Km 118, n° 07 (fundos) – Botafogo.

Confira o cronograma exclusivo ao público quilombola:
Segunda-feira (05/04): 60 anos ou mais;
Terça-feira (06/04): 50 anos ou mais;
Quarta-feira (07/04): 40 anos ou mais;
Quinta-feira (08/04): 30 anos ou mais;
Sexta-feira (09/04): 20 anos ou mais.


Para receber a vacina, o idoso precisa apresentar documentação pessoal com foto, Cartão do SUS e comprovante de residência. Aqueles que receberam a primeira dose da vacina CoronaVac e estiverem dentro do prazo de 14 e 28 dias após a aplicação, devem procurar as unidades de saúde listadas acima para aplicação da segunda dose, necessária para a imunização completa da doença. 

Aqueles que foram vacinados de forma domiciliar e desejam receber a segunda dose da vacina pelas equipes em domicílio, devem fazer o agendamento também nas unidades de saúde relacionadas. Quem foi vacinado pela Oxford/AstraZeneca tem prazo de até 90 dias para aplicação da segunda dose.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: