Contra o Náutico, Botafogo chega a mais de 50% dos gols sofridos em jogadas aéreas na temporada

Os times que enfrentaram o Botafogo e conseguiram vazar a equipe de Marcelo Chamusca na atual temporada o fizeram, na maioria das vezes, pelo alto e no segundo tempo. Dos 17 gols sofridos até agora, 10 saíram de jogadas aéreas. A derrota por 3 a 1 para o Náutico, com dois gols na bola aérea, fez com que o Bota passasse a sofrer mais com as investidas dos adversários por cima do que com a bola no chão.

Desses 10 gols aéreos sofridos na temporada, quatro foram nos primeiros cinco jogos da Série B, o que equivale a mais da metade dos seis gols levados pelo Botafogo na competição. Dois dos gols levados pelo alto na segunda divisão originaram de cobranças de escanteio, contra Londrina e Náutico.

Em alguns dos gols sofridos na bola aérea, a jogada começa com cruzamento, mas tem o corte e a sobra para o adversário. Isso acontece, por exemplo, nos gols feitos pelo ABC (Copa do Brasil), Vila Nova e Londrina (Série B). Nesses casos, o problema está na proteção da frente da área alvinegra.

Vale lembrar que o time teve a rede balançada cinco vezes só nos dois últimos jogos, o que contrasta com a boa sequência de dois gols sofridos em oito partidas antes de empatar em 2 a 2 com o Londrina.

Botafogo sofreu o primeiro gol contra o Náutico em cobrança de escanteio — Foto: Paulo Paiva/AGIF

Outro número que chama a atenção nos gols sofridos pelo Botafogo é que a maioria deles acontece no segundo tempo. Das 17 vezes que os adversários balançaram as redes alvinegras, 12 foram na etapa final. E dentro do próprio segundo tempo há uma divisão bem clara: cinco gols nos primeiros 15 minutos, dois entre 15 e 30 minutos e mais cinco dos 30 em diante.

Só na Série B, o time foi vazado três vezes depois dos 40 minutos do segundo tempo – uma vez contra o Londrina e duas diante do Náutico. Por isso, a frustração pelos resultados finais.

Momentos dos gols SOFRIDOS pelo Botafogo

Competição/tempoCariocaCopa do BrasilSérie B
Antes dos 15 minutos do 1º tempo1
15 a 30 minutos do 1º tempo21
30 minutos em diante do 1º tempo1
Antes dos 15 minutos do 2º tempo32
15 a 30 minutos do 2º tempo2
30 minutos em diante do 2º tempo23

A tendência de levar gols no segundo tempo já era presente no Botafogo durante o Campeonato Carioca. Porém, com os cinco jogos na Série B até agora, a desatenção se concentrou nos minutos finais dos jogos.

Por outro lado, o Botafogo também tem conseguido marcar mais gols nos 45 minutos finais. Ao todo, o time de Chamusca balançou as redes adversárias 31 vezes, sendo 22 no segundo tempo. Dos nove gols marcados na Série B, sete foram na etapa final, sendo cinco entre os 15 e 30 minutos.

Momentos dos gols MARCADOS pelo Botafogo

Competição / momentoCariocaCopa do BrasilSérie B
Antes dos 15 minutos do 1º tempo212
Entre 15 e 30 minutos do 1º tempo1
Após os 30 minutos do 1º tempo21
Antes dos 15 minutos do 2º tempo212
Entre 15 e 30 minutos do 2º tempo515
Após os 30 minutos do 2º tempo42

O Botafogo terá um pouco mais de tempo do que as outras equipes para se preparar para a próxima partida, encontrar os erros nas bolas aéreas defensivas e evitar os gols no fim do jogo. Com o duelo contra o CSA adiado, o time só volta a campo às 16h30 (de Brasília) do próximo sábado, quando vai enfrentar o Sampaio Corrêa, no Maranhão, pela sétima rodada da Série B.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: