fbpx

Conselho Deliberativo do Botafogo vota venda da SAF para Textor; entenda o passo a passo

Botafogo tem, nesta quinta-feira (13), mais um passo importante na transferência de 90% das ações da SAF ao empresário norte-americano John Textor: a votação do tema pelo Conselho Deliberativo. A partir das 19h, em General Severiano, os conselheiros se reunirão de forma híbrida – ou seja, virtual e presencialmente – para apreciar as condições do contrato que sela o acordo entre o clube e o investidor.

Hoje, o Botafogo tem 239 conselheiros. O projeto precisa de maioria simples – ou seja, 50% dos votos mais um -, para ser aprovado.

Antes de votações, grupo que elaborou projeto da SAF Botafogo faz carta à torcida: “Hora de ter serenidade”

– Nos preparamos para garantir segurança e amplitude no processo, nosso objetivo é ter a maior participação possível. É uma reunião histórica. Há que se ter essa consciência de que é um voto que muda o presente e o futuro do clube. Incentivo que haja muito debate para que o processo seja o mais transparente possível – declarou o presidente do Conselho Deliberativo, Mauro Sodré.

A reportagem de ge traz os detalhes de como a reunião será realizada.

Votação será na sede de General Severiano  — Foto: Vitor Silva/Botafogo

Primeiro passo: apresentação

A reunião será aberta por Sodré e, na sequência, o Conselho Diretor – formado pelo presidente, Durcesio Mello, e os demais vices do clube – e o grupo que elaborou todo o projeto da SAF alvinegra entrarão em ação para apresentar as disposições gerais do contrato.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Botafogo planeja usar R$ 50 milhões de Textor para pagar salários, dia a dia e investir no futebol

A equipe responsável pela elaboração da proposta é formada por Andre Chame, porta-voz das negociações, Laercio Paiva, líder do plano de negócios, e pelos advogados Francisco Mussnich, Thiago Frazão e Henrique Pimenta.

Segundo passo: debate e esclarecimento de dúvidas

Depois de apresentar o projeto, os dirigentes e os profissionais envolvidos esclarecerão dúvidas dos conselheiros. Quem optar pelo acesso remoto poderá participar de três maneiras: por vídeo, chat ou enviar suas questões para um e-mail que será disponibilizado para este fim.

John Textor se empolga com vídeo da torcida do Botafogo e pede: “Pode mandar isso para mim?”

– Apenas quando o assunto estiver maduro é que encerro o debate e aí sim partimos para a votação – explicou Sodré.

Terceiro passo: a votação

Nesta etapa, não importa quem está presencial ou virtualmente na reunião: o voto será da mesma forma para todos. Cada conselheiro deverá preencher seus dados em uma plataforma digital, que colherá os votos e divulgará imediatamente o resultado. Segundo Sodré, não mais do que cinco minutos são necessários no processo.

O voto é secreto?

Não. O regimento interno do Conselho Deliberativo não prevê votação secreta para esse tipo de matéria. A plataforma registra o voto de cada um dos conselheiros. Isso não significa, porém, que a lista será publicitada pelo clube.

As cláusulas confidenciais serão apresentadas?

Não. É possível, porém, que alguma explicação da equipe técnica dê algum indício sobre as partes do contratos que são guardadas a sete chaves. Mas, em nenhum momento, o documento será apresentado na íntegra para não comprometer o negócio e a confidencialidade envolvida.

Por isso, a reunião não vai ser transmitida nos canais oficiais do clube. A imprensa também não terá acesso ao encontro. Além disso, é proibido qualquer registro de imagem durante a apresentação.

Quando o resultado da votação será publicado?

Assim que a reunião acabar. A plataforma mostra o resultado imediatamente após o encerramento da votação. A partir da divulgação aos conselheiros, uma ata resumida será redigida e publicada no site do clube.

Quando os sócios poderão votar?

A Assembleia Geral está marcada para sexta-feira (14), dia seguinte à decisão do Conselho Deliberativo. Os sócios poderão votar entre as 9h e as 19h também virtual e presencialmente. Na sexta, ge publicará reportagem semelhante a esta esclarecendo todo o processo para os sócios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: