Conheça os novos vereadores de Niterói

Das 21 cadeiras disponíveis na Câmara Municipal de Niterói, 8 passam a ser ocupadas por parlamentares estreantes, a partir de 1º de janeiro de 2021. Já 13 vagas continuam preenchidas por antigos donos que acabaram de ser reeleitos neste domingo (15). A informação é do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

PDT, legenda do candidato a prefeito eleito, Axel Grael, tem o maior número de representantes no legislativo municipal: 4. Seguido do PSOL com 3. Niterói fez história neste pleito ao eleger a primeira mulher vereadora transexual, Benny Briolly (PSOL), que teve 4.358 votos.

Após receber a notícia da eleição, Benny disse que a candidatura representa ‘o maior enfrentamento da desigualdade e fascismo’ em Niterói. Integrante do movimento Orgulho e Luta Trans de Mulheres Transexuais e Travestis de Favela e em situação de prostituição, a militante atuava no mandato da deputada federal Talíria Petrone, quando parlamentar na Câmara de Niterói.

“O Rio de Janeiro elegeu hoje a primeira travesti em Niterói. Eu sou a primeira eleita no Estado do Rio. Isso significa o maior enfrentamento na história do fascismo e do conservadorismo. A minha candidatura representa hoje em Niterói o maior enfrentamento da desigualdade e fascismo, que causa lgbtfobia, machismo, racismo estrutural… Se existe hoje algo que represente enfrentar e fazer nova política, esse alguém somos nós”

Benny Briolly

O parlamentar Andrigo (PDT) foi reeleito com o maior número de votos da cidade: 4.783. Em 2016, quando participou do segundo pleito, ele também ficou entre os dez mais votados. Para ele, garantir cadeira no plenário da Casa significa a ‘realização de um sonho’. Andrigo, que começou a trajetória política em 2008, também comentou que ‘Niterói deu um exemplo de renovação’, o que considera um importante passo para o processo político e democrático.

“Fico feliz porque foi uma eleição muito difícil. Mas graças a Deus o meu trabalho soube aparecer nas urnas. Tudo o que eu venho fazendo e construindo… eu sou muito dedicado ao meu mandato e a gente conseguiu essa reeleição de ser o mais votado. Isso é um sonho que estou realizando. Quero muito poder aproveitar a oportunidade e parabenizar todos os vereadores e vereadoras eleitos”

Andrigo

Neste ano, o segundo vereador mais votado foi Professor Tulio (PSOL), com 4.534 votos. Ele diz que fará um mandato participativo, defendendo a Educação e a Ciência.

“Foi uma grande vitória da Ciência, da UFF, da Educação. Fizemos uma campanha contra o bolsonarismo e acho que população quando me coloca como segundo mais votado, está querendo a UFF em Niterói. Vamos fazer um mandato participativo defendendo o professor, que não aguenta mais ser massacrado, com salários baixos. Nosso trabalho busca o resgate do respeito e do brilho nos olhos do professor”, frisou.

Renato Cariello (PDT) teve 4.457 votos, figurando a terceira posição. Em seguida, aparece Paulo Velasco (AVANTE) que teve 4.377 votos e na quinta posição Benny Briolly (PSOL) com 4.358 votos.

O Legislativo municipal recebe oito novos vereadores. São eles:

Professor Tulio (PSOL) – 4.534 votos
Benny Briolly (PSOL) – 4.367 votos
Fabiano Gonçalves (Cidadania) – 3.464 votos
Binho Guimarães (PDT) – 2.999 votos
Boechat (PDT) – 2.916 votos
Douglas Gomes (PTC) – 2.416 votos
Daniel Marques (DEM) – 2.411 votos
Folha (PSD) – 1.362 votos

Veja a quantidade de votos por vereador:

Andrigo (PDT) – 4.783 votos
Professor Tulio (PSOL) – 4.534 votos
Renato Cariello (PDT) – 4.458 votos
Paulo Velasco (AVANTE) – 4.378 votos
Benny Briolly (PSOL) – 4.367 votos
Cal (PP) – 4.320 votos
Veronica Lima (PT) – 4.220 votos
Paulo Eduardo Gomes (PSOL) – 3.978 votos
Leandro Portugal (PV) – 3.838 votos
Gallo (Cidadania) – 3.597 votos
Beto da Pipa (PL) – 3.532 votos
Fabiano Gonçalves (Cidadania) – 3.464 votos
Binho Guimarães (PDT) – 2.999 votos
Dr. Emanuel Rocha (Solidariedade) – 2.956 votos
Boechat (PDT) – 2.916 votos
Leonardo Giordano (PCdoB) – 2.676 votos
Rodrigo Farah (MDB) – 2.632 votos
Douglas Gomes (PTC) – 2.416 votos
Daniel Marques (DEM) – 2.411 votos
Casota (PSDB) – 1.512 votos
Folha (PSD) – 1.362 votos

Você sabe qual o papel do vereador?

De acordo com a Constituição Federal, cabe ao vereador elaborar as leis municipais e fiscalizar a atuação do Executivo – no caso o prefeito Axel Grael (PDT) eleito com 62,58% dos votos na noite deste domingo (15).

São os vereadores que propõem, discutem e aprovam as normas a serem aplicadas no município, principalmente sobre matérias que envolvam impostos municipais, educação municipal, linhas de ônibus e saneamento, entre outros temas da cidade.

Entre essas leis, também está a Lei Orçamentária Anual, que define como deverão ser aplicados os recursos provenientes dos impostos pagos pelos cidadãos. Também é dever do vereador acompanhar as ações do Executivo, verificando se estão sendo cumpridas as metas de governo e se estão sendo atendidas as normas legais.

A palavra “vereador” é do vocábulo “verea”, forma arcaica portuguesa de vereda ou caminho. Sendo assim, o vereador é aquele que vereia ou orienta o caminho, ou seja, ele é a ligação entre o povo e seu governo.

Uma das missões do vereador, conforme ensina o Tribunal Superior Eleitoral, é ouvir o que os eleitores querem para, então, propor e aprovar esses pedidos na respectiva Câmara Municipal, além de fiscalizar se o prefeito e seus secretários estão colocando essas demandas em prática. Por isso, é importante que o eleitor acompanhe a atuação do vereador ao longo do mandato para verificar se o trabalho está sendo bem desenvolvido.

Para tanto, os cidadãos podem ir às sessões legislativas ou mesmo conversar com os vereadores em seus gabinetes, que devem manter um canal aberto para seus eleitores. Eventuais irregularidades podem ser denunciadas ao Ministério Público, a quem cabe fiscalizar o poder público.

Falando em fiscalização, essa também é uma das atribuições do vereador, que tem o poder e o dever de fiscalizar a administração do prefeito, cuidando da aplicação dos recursos e observando o orçamento e a boa aplicação e gestão do dinheiro público.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: