Confusão após Inter x Botafogo é analisada, e Procuradoria do STJD deve denunciar ao menos dois atletas

confusão generalizada após o apito final da vitória do Botafogo por 3 a 2 sobre o Inter em Porto Alegre parará no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). A Procuradoria do órgão analisa as imagens e a súmula do jogo, válido pela 12ª rodada do Brasileirão, no Beira-Rio, e oferecerá denúncia nos próximos dias.

Dois foram expulsos por participarem da pancadaria: Lucas Piazon, do Botafogo, que tentou agredir Matheus Cadorini, do Inter, e o colorado David que, na sequência acertou por trás um soco no jogador alvinegro.

A partida foi marcada por tensões geradas por decisões polêmicas da arbitragem – logo aos dois minutos, o Botafogo teve o zagueiro Philipe Sampaio e o técnico Luís Castro expulsos após pênalti questionável marcado a favor do Inter. Além disso, cada time teve um gol anulado durante o jogo.

Foi nos acréscimos, no gol da virada dos cariocas, que saíram perdendo por 2 a 0, que a confusão teve início. A comemoração alvinegra em frente ao banco do Inter gerou tumulto, e o colorado Mercado foi expulso após o segundo amarelo, por reclamação.

Poucos minutos depois, com o apito final, a briga se tornou generalizada. A súmula assinada pelo árbitro Sávio Pereira Sampaio citou que Lucas Piazon e David foram “culpados por conduta violenta e que não conseguiu apresentar o cartão vermelho em campo para a dupla”.

Segundo o procurador Ronaldo Piacente, a Procuradoria do STJD analisa as imagens para identificar todos os envolvidos e suas respectivas condutas. Piazon, David e outros possíveis identificados podem ser enquadrados nos seguintes artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD):

  • Art. 254-A. Praticar agressão física
    Pena: suspensão de quatro a doze partidas
  • Art. 257. Participar de rixa, conflito ou tumulto
    Pena: suspensão de duas a dez partidas (no futebol, a pena mínima é de seis partidas)
    Se não for possível identificar todos os envolvidos, os clubes podem ser apenados com multa de até R$ 20 mil
  • Art. 258. Assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva
    Pena: suspensão de uma a seis partidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.