Combate à dengue: controle de vetores realizado no Canal Macaé x Campos
“A limpeza precisa ocorrer desta forma, periodicamente, uma vez que essas macrófitas aquáticas são um berçário natural dos mosquitos. É um trabalho complementar na causa. Sempre após a limpeza da lâmina d’água e das margens do canal, intensificamos a presença de nossos agentes da equipe de bloqueio e controle químico para que possamos realizar o tratamento com utilização de biolarvicidas, interrompendo o desenvolvimento das larvas, inibindo que se tornem mosquitos adultos e causem incômodos à população dos bairros cortados pelo canal”, detalhou o coordenador da Cevas, Luan Campos.
O veículo fumacê/UBV também tem sido utilizado, ainda que priorizando os mosquitos causadores de arboviroses como a dengue, mas agindo também para interromper a vida dos pernilongos já adultos.
Os profissionais da Secretaria de Saúde recomendam que, durante a realização do fumacê/UBV, os moradores deixem portas e janelas abertas, para permitir a entrada do produto nas residências e, assim, alcançar os ambientes internos onde os vetores possam se abrigar.
Na sexta-feira (8), também haverá uma Tenda Informativa na Nova Holanda (Praça-Rua 1) com a finalidade de oferecer diversos serviços à comunidade local. São eles; orientação sobre arboviroses, com dados sobre os sintomas, medidas de prevenção e formas de combate ao mosquito transmissor; distribuição de material informativo com panfletos e folhetos educativos abordando medidas simples que podem ser adotadas no dia a dia para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
Os mutirões também serão realizados nesta semana nos bairros Alto do Cajueiros, Jardim Santo Antônio, Malvinas, Novo Horizonte, Vale das Palmeiras, Nova Holanda, Franco Plaza, Aeroporto, Lagomar e Córrego do Ouro (serra).
Solicitações e denúncias
Para solicitações e denúncias, a população pode entrar em contato com a CEVAS, que funciona à Rua Vereador Manoel Braga nº 425, Centro de Macaé, ou através do email [email protected] ou, ainda, através do Disque Dengue, com ligação gratuita: 0800-022-6461 e o WhatsApp Aedes (22) 2772-6461.