Com jogo contra o Cerro adiado, Roger terá a sua terceira semana livre para treinos no Fluminense

Fluminense se solidarizou com o momento do Cerro Porteño e do treinador Francisco Arce, que perdeu o filho em acidente de carro no último domingo, e aceitou adiar o jogo de volta das oitavas de final da Libertadores, contra o time paraguaio, para o dia 3 de agosto. Se por um lado o adiamento atrapalhou a preparação tricolor, que vinha treinando para jogar na terça-feira e inclusive poupou vários titulares contra o Grêmio no sábado, em partida onde acabou sendo derrotado dentro do Maracanã, por outro o técnico Roger Machado ganhou um raro “refresco” em meio à maratona de jogos.

Roger Machado, Fluminense — Foto: Mailson Santana / Fluminense FC

Em cinco meses de Fluminense, esta será apenas a terceira semana livre que o treinador terá para trabalhar. A primeira aconteceu logo no início da temporada, quando o grupo principal se reapresentou após as curtas férias: entre a terça-feira do dia 2 e o domingo do dia 7 de março, Roger ficou treinando o elenco profissional, enquanto Ailton Ferraz comandou um time sub-23 nas duas primeiras rodadas do Carioca. Com o título do Palmeiras na Copa do Brasil e a consequente classificação direta tricolor para a fase de grupos, o plantel principal ganhou mais 10 dias de folga.

Depois disso, uma nova semana cheia só voltou a acontecer em abril. Os jogadores já tinham se reapresentado após a folga e finalizado a pré-temporada, e Roger já vinha usando a equipe titular desde o dia 26 de março, quando teve cinco dias exclusivos para treinos entre o domingo do dia 11 e o sábado do dia 17. Ao longo desses cinco meses, o técnico chegou a ter outros períodos de cinco a seis dias livres, mas intercalando duas semanas ou poupando titulares em uma partida (cenário em que não ficou só com o time principal pois comandava os reservas nos jogos).

Jogadores poderão treinar não só parte física, como técnica — Foto: Lucas Merçon / Fluminense FC

Agora, antes de iniciar uma nova maratona envolvendo o Brasileirão e jogos decisivos da Libertadores e da Copa do Brasil, o Fluminense só voltará a campo no próximo sábado, às 19h (de Brasília), para enfrentar o Palmeiras no Allianz Parque. Para desafiar o líder do campeonato, o técnico terá cinco dias para preparar sua equipe e treinar possíveis variações táticas. Em recente entrevista ao ge, James Freitas, auxiliar de Roger, reconheceu as dificuldades para implementar novas formas de jogar com os curtos períodos de treino no calendário brasileiro:

– Essa é uma preocupação que a gente tem no dia a dia. No curto espaço de janela de treino, temos tentado fazer algumas alterações. Como tem tido muito pouco tempo com a equipe, praticamente a gente recupera e já tem o pré-jogo, e que também é difícil incorporar tantas coisas em um pré-jogo. Não pode expor seu atleta a um desgaste físico pré-jogo. Essa tem sido nossa dificuldade em achar o equilíbrio em relação a isso, mas a gente tem tentado buscar variações e, na medida do possível, tem tentado colocar em prática no decorrer dos jogos. Quando entramos com Cazares ou Ganso, já muda um pouco o formato da equipe. E a gente busca por isso todo dia.

Roberto Ribas e James Freitas, os auxiliares de Roger — Foto: Mailson Santana / Fluminense FC

Confira a calendário de jogos do Flu:

  • 24/07 – Palmeiras x Fluminense – Campeonato Brasileiro
  • 27/07 – Criciúma x Fluminense – Copa do Brasil
  • 31/07 – Fluminense x Juventude – Campeonato Brasileiro
  • 03/08 – Fluminense x Cerro Porteño – Copa Libertadores
  • 07/08 – Fluminense x Criciúma – Copa do Brasil

Para confirmar o adiamento de Fluminense x Cerro Porteño, a CBF também precisou trocar uma data do Tricolor na Copa do Brasil. No dia 3 de agosto, estava prevista a partida de volta contra o Criciúma no Maracanã, pelas oitavas de final do torneio. Agora, este duelo passou para 7 de agosto, um sábado. Com isso, o jogo América-MG x Fluminense da 15ª rodada do Brasileiro, que seria no domingo dia 8, também precisará ser adiado. Após a derrota para o então lanterna Grêmio no Maracanã, o time de Roger Machado terminou a 12ª rodada na nona posição, com 17 pontos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: