Cláudio Castro faz vistoria no Complexo Lagunar da Barra e Jacarepaguá, no Rio

O governador Cláudio Castro percorreu o Complexo Lagunar da Barra e Jacarepaguá, nesta quarta-feira (16/06), após o evento que reuniu os prefeitos das cidades que participam da concessão do saneamento. Ao lado do secretário do Ambiente, Thiago Pampolha, e de ambientalistas, o governador conheceu de perto a situação das lagoas e canais. O sistema receberá investimentos de R$ 250 milhões, garantidos pelo edital de concessão elaborado pelo Governo do Estado.

– Este complexo lagunar tem um potencial incrível para lazer e turismo ecológico, além de transporte para as pessoas que moram por aqui. Vou conversar com o prefeito Eduardo Paes sobre a possibilidade de criarmos um bioparque na região. Os investimentos que receberemos a partir da concessão mudarão a realidade socioambiental de nosso estado – afirmou o governador

DCIM\101MEDIA\DJI_0118.JPG

Para o biólogo Mário Moscatelli, que acompanhou o governador na visita, é preciso muito trabalho para o resultado aparecer.

– A situação hoje é dramática, mas no momento em que se fizer algo a coisa se reverte. Quero lembrar que em 1990 falavam que a Lagoa Rodrigues de Freitas não tinha jeito. Depois da realização das obras necessárias, aquilo que era mortandade sistemática de peixes, se tornou episódica. O meio ambiente, felizmente, não guarda rancor – explicou o biólogo.

Números finais do leilão

Em reunião no início da manhã, o governador apresentou os números finais do leilão de saneamento. Além de mostrar a divisão dos R$ 22,6 bilhões, entre cidades, o Instituto Região Metropolitana (IRM) e o Governo do Estado, Cláudio Castro falou sobre os investimentos que serão feitos por todos os municípios e anunciou abertura de concurso público para a Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa).

– Tenho o compromisso de não gastar este dinheiro com despesas ordinárias, como pagamento de salários. Vamos investir em infraestrutura que faça a diferença em nosso estado, que seja capaz de gerar novas vagas de trabalho e renda para a nossa população. Nos próximos dias, vamos lançar o PactoRJ, com um plano de ações para o crescimento econômico do Estado, que vai gerar desenvolvimento social – explicou Cláudio Castro.

O governador destacou o compromisso com a transparência do uso do dinheiro e a necessária fiscalização dos contratos.

– Vamos reforçar a Agenersa, para que a fiscalização seja feita com qualidade. Já autorizei a abertura de concurso para que a agência tenha condições de fazer um bom trabalho. E vamos criar um portal para que as pessoas possam acompanhar a forma como investiremos o dinheiro. E fiz um convite aos 29 prefeitos para aderirem à ferramenta. Temos a oportunidade de fazer história e temos que fazer de uma forma diferente. É o que deseja o cidadão. Estamos reconstruindo esse estado juntos, com Assembleia Legislativa, prefeitos, Governo Federal, câmaras municipais e Congresso Federal – argumenta o governador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: