fbpx

Cinco times brigam por duas vagas na Série B de 2022 na rodada final da Terceirona

A semana promete se arrastar para os torcedores de Botafogo-PBCriciúmaManausNovorizontino Ypiranga-RS. Acontece que esses cinco times seguem vivos para a rodada final do quadrangular final da Série C do Brasileiro, em suas respectivas chaves, e vão definir as duas vagas restantes na Série B da próxima temporada nos confrontos marcados para o sábado, com o Grupo C, e para o domingo, com o Grupo D.

À parte desses clubes citados, três equipes já estão com seus futuros cravados para 2022. O Paysandu, por exemplo, teve sua pouca esperança de ainda sonhar com uma ascensão de divisão dissipada após a derrota para o Botafogo-PB, nesse domingo, em João Pessoa. Já o Tombense e o Ituano conseguiram resultados favoráveis suficientes para que garantissem, com antecipação, as suas vagas na Série B do próximo ano. Os mineiros, inclusive, já aguardam o adversário no duelo da decisão nacional.

Jogadores do Tombense comemoram vitória sobre o Manaus, com gol no últim minuto, que garantiu o acesso do clube mineiro — Foto: João Normando/FAF

Confira, abaixo, o cenário de cada um dois oito participantes do quadrangular final, dividido em seus respectivos grupos, para a última rodada da fase.

GRUPO C

1º ITUANO (10 pontos)

Após o empate sem gols contra o Criciúma, no Heriberto Hulse, o Galo de Itu garantiu a sua vaga na Série B do Brasileiro da próxima temporada. Ainda em busca do título da Terceirona, a equipe comandada por Mazola Júnior precisa tão somente de um empate para se garantir na decisão contra o Tombense. Chegando aos 11 pontos, o Galo de Itu não poderia mais ser alcançado por Botafogo-PB e Criciúma.

2º BOTAFOGO-PB (8 pontos)

A vitória contra o Paysandu colocou o Belo no G-2 da chave. Com isso, o clube paraibano só depende de si para garantir o acesso. Para que ele aconteça sem grandes emoções, os três pontos contra o Ituano, em Itu, no próximo sábado, dão essa garantia ao time. Caso isso não aconteça, o Botafogo-PB vai precisar cruzar os dedos para que o Criciúma não o ultrapasse na tabela de classificação. Entenda:

  • Em caso de vitória: Belo garante acesso para a Série B 2022;
  • Em caso de empate: os paraibanos vão precisar torcer para que o Criciúma não vença o Paysandu;
  • Em caso de derrota: com esse resultado, o Alvinegro da Estrela Vermelha precisa torcer para que o Criciúma não vença o Papão.
Éderson, autor do gol do Botafogo diante do Paysandu, faz a festa com a torcida alvinegra — Foto: Guilherme Drovas / Botafogo-PB

3º CRICIÚMA (6 pontos)

Os catarinenses chegam à rodada final com a preocupação de não ter a situação sob seu controle. Isso porque o time novamente não venceu, tropeçou contra o Ituano, empatou jogando em casa e, de quebra, acompanhou a vitória do Botafogo-PB. A soma disso tudo resultou na saída da equipe do G-2. Dois pontos atrás do Belo, outra coisa, que não seja uma vitória, não interessa. E, mesmo assim, o êxito pode não ser suficiente. Entenda:

  • Em caso de vitória e êxito do Botafogo-PB: Belo segue no G-2 e se garante na Série B do próximo ano;
  • Em caso de vitória e empate do Botafogo-PB: como os dois times estão igualados no saldo de gols, uma vitória simples faz com que o Tigre desempate esse critério e se classifique;
  • Em caso de vitória e derrota do Botafogo-PB: Criciúma se garante na segunda divisão, em 2022.

4º PAYSANDU (2 pontos)

Já eliminado, o Papão da Curuzu não tem mais chance de classificação, mas resultado contra o Criciúma pode ser crucial para definir o segundo acesso da chave.

RODADA FINAL:

06.nov | 17h | Ituano x Botafogo-PB (Novelli Júnior)
06.nov | 17h | Paysandu x Criciúma (Curuzu)

Paysandu já está eliminado na competição e vive crise nesta reta final de temporada — Foto: John Wesley

GRUPO D

1º TOMBENSE (10 pontos)

Com a emoção de um acesso conquistado nos instantes finais, na vitória por 2 a 1 contra o Manaus, no último sábado, o Gavião-Carcará já está garantido na Série B e também na final da competição nacional. O adversário será o Ituano ou o Botafogo-PB, que fazem confronto direto no próximo sábado, em Itu.

2º NOVORIZONTINO (6 pontos)

Com duas vitórias, o Tigre vai definir seu futuro na Série C do Brasileiro deste ano atuando como mandante, em confronto direto contra o Manaus, que tem os mesmos seis pontos. Porém, o Ypiranga, lanterna da chave, que venceu os paulistas no último sábado, está a apenas um ponto e pode surpreender na rodada final. Confira os cenários do Novorizontino:

  • Em caso de vitória: Novorizontino se garante na Série B do Brasileiro no ano que vem;
  • Em caso de empate: com o resultado igualado, o Tigre garante sua vaga na segunda divisão nacional caso o Ypiranga não vença o Tombense;
  • Em caso de derrota: com um revés, para o Manaus, o time paulista entrega a vaga ao Gavião e perde a chance do acesso nesta temporada.
Novorizontino vai em busca de devolver a derrota mais dolorosa que sofreu na Série C deste ano — Foto: João Normando/FAF

3º MANAUS (6 pontos)

A derrota para o Tombense, no último sábado, foi doída. Para além do revés, a sensação de que até um empate poderia não ser assim um mau resultado, já que a equipe manauara estaria dentro do G-2 do Grupo D ao término da rodada #5. Como isso não aconteceu, o Gavião vai precisar fazer a sua parte no confronto direto contra o Novorizontino, que está à frente na classificação por ter uma vitória a mais, na fase. Só uma vitória põe os comandados de Evaristo Piza na Série B em 2022.

4º YPIRANGA-RS (5 pontos)

Vivo na competição após a fundamental vitória contra o Novorizontino, o Canarinho vai para o tudo ou nada contra o Tombense, fora de casa. Além de ter a obrigação de vencer, o clube de Erechim vai precisar que o duelo entre Novorizontino e Manaus, em São Paulo, acabe empatado. Qualquer outra combinação tira a esperança de acesso do Ypiranga-RS.

RODADA FINAL:

  • 07.nov | 16h | Novorizontino x Manaus (Jorge Ismael)
  • 07.nov | 16h | Tombense x Ypiranga (Almeidão)
Canarinho chega vivo para a rodada final do quadrangular final da Série C — Foto: R.PIERRE/ESTADÃO CONTEÚDO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: