8 de setembro de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

China comemora chegada de 4721, o ano do coelho; entenda o Ano Novo Lunar

O Ano Novo Lunar, que é comemorado especialmente pelos chineses, vietnamitas e outros países do Leste Asiático, começará no domingo (dia 22, pelo fuso local, ainda sábado no Brasil). Este será o ano 4721, ano do coelho, que é um símbolo da paz, do intelecto e de cautela.

Segundo a mitologia, o coelho foi um dos 12 animais que disputaram uma competição cósmica de natação que acabou determinando a ordem dos signos do zodíaco chinês. Apesar de coelho não nadar bem, o animal usou seu intelecto e cruzou o rio em uma jangada.

Nessa época, milhões de pessoas aproveitam a oportunidade para viajar e celebrar o também chamado Ano Novo Chinês com a família.

Geralmente os dias que antecedem o Ano Novo são os mais movimentados nas estradas e aeroportos.

Viagens e Covid

Pessoas em toda a China começaram a viajar nesta semana, alimentando temores de novos surtos de Covid-19.

Segundo a mídia estatal, o vice-primeiro-ministro Sun Chunlan disse que o vírus estava em um nível “relativamente baixo”. As autoridades de saúde disseram que o número de pacientes com Covid no hospital e em condições críticas estava diminuindo. “O número de pacientes críticos nos hospitais está diminuindo constantemente”, disse ele.

Mas há dúvidas sobre os números oficiais da China sobre um surto que sobrecarregou hospitais e funerárias desde que Pequim abandonou, no mês passado, a política de “Covid zero”, que impunha rígidos controles de Covid e testes em massa.

Alguns especialistas em saúde esperam que mais de um milhão de pessoas morram da doença na China este ano. A empresa de dados de saúde britânica Airfinity prevê que as mortes por Covid podem atingir 36 mil por dia na próxima semana.

O que marca o ciclo de um ano para os chineses?

calendário chinês tem a Lua como parâmetro — há quem se refira ao feriado como Ano Novo Lunar, inclusive. O ano é o fim de 12 ciclos completos da Lua.

O que marca o Ano Novo é a primeira Lua Nova após o solstício de inverno. Geralmente, fica entre os dias 20 de janeiro e 18 de fevereiro.

A data do Ano Novo é móvel, ela não acontece sempre depois de um ciclo fixo de dias, como no caso do calendário Gregoriano, que se repete a cada 365 dias.

Outros calendários também são lunares, como o dos muçulmanos, que tem o Ramadã, e o judeu.

Quais as diferenças do ano solar e lunar?

Um ano no calendário gregoriano, usado no Ocidente, é o tempo que a Terra leva para dar uma volta completa ao redor do sol –cerca de 365 dias.

O ano lunar tem cerca de 354 dias, que é o tempo para que a Lua atravesse 12 ciclos completos. (veja mais abaixo).

No entanto, como as fases da Lua não estão em sincronia com as estações do ano (verão, inverno, outono, primavera), muitas pessoas que seguem o calendário chinês também usam as datas do calendário gregoriano para atividades rurais, como pesca e agricultura.

Por que o Ano Novo chinês não é fixo?

O calendário chinês tem 12 meses lunares de 29 ou 30 dias, e os anos têm 354 ou 355 dias.

“A rigor, o calendário gregoriano varia também”, disse em entrevista ao g1 Rubens Machado, astrônomo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

A Terra demora demora 365 dias e quase seis horas para dar uma volta em torno do sol e, por isso, há anos bissextos, com um dia a mais para compensar essas horas a mais.

As fases da Lua também não obedecem precisamente a múltiplos do tempo que a Terra demora para dar uma volta em torno do próprio eixo (o que conhecemos como dia), explicou Cássio Barbosa, doutor e pós-doutor em astronomia

“Para que a Lua volte a uma fase, por exemplo, de uma lua cheia para uma nova lua cheia, leva-se 27,55 dias. Essas frações vão se acumulando ao longo do ano”, disse Barbosa.

O número de repetições de fases durante um ano não é exatamente 12 – mas, sim, 12,37. Essas frações também fazem com que seja preciso alterar o número de dias do ano no calendário chinês.

Há, no entanto, um problema, explicou Machado. As estações do ano (verão, outono, inverno e primavera) são marcadas pela posição da Terra em relação ao sol.

Assim, de tempos em tempos, os calendários lunares precisam de um ajuste, e isso é feito com a adição de uma espécie de “mês bissexto”.

Por que os chineses relacionam os anos a animais?

Os anos são dedicados a animais no calendário chinês. São doze, que se intercalam: Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente, Cavalo, Carneiro, Macaco, Galo, Cão e Porco (ou Javali).

Essa relação com os animais vem do budismo. Na mitologia dessa religião, ao decidir como seria o calendário, Buda convocou uma reunião com os bichos. Mas só 12 apareceram para o encontro. Por isso, eles foram homenageados de acordo com sua ordem de chegada.

Os anos têm outras características definidoras: eles recebem o nome de um elemento (água, metal, terra, fogo e madeira).

Há 60 combinações de animais com elementos distintos, e por isso há um ciclo zodíaco de 60 anos que marca o calendário chinês.

Como é a comemoração do Ano Novo chinês?

As festas geralmente começam uma semana antes da data.

Na antevéspera, há faixas festivas e começam as feiras de flores. Há também pratos simbólicos que representam sorte e melhoras. As comemorações começam com bolos e doces.

Em mandarim e em cantonês, a palavra para doce é parecida com a expressão para designar uma pessoa alta, e doces representam crescimento para o ano vindouro.

É um dia em que as famílias ficam acordadas até tarde. A tradição é que haja uma grande reunião familiar no dia da virada de ano.

Em países onde há comemorações do Ano Novo lunar, há feriados que variam de três a sete dias.

O fim da comemoração é geralmente no 15º dia do mês lunar. É um dia em que os membros das famílias dão suas bênçãos uns aos outros, visitam parentes e amigos, e ocorre o chamado festival das lanternas.

Tradicionalmente, era um único dia em que as garotas podiam sair de casa para ver as lanternas enfeitando as ruas e, assim, conhecer os rapazes. Mas no presente, as cidades fazem painéis com lanternas que viram atrações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *