China atinge a marca de 20 milhões de vacinados contra a Covid-19 por dia

A China atingiu a marca de 20 milhões de pessoas vacinadas por dia. Depois de iniciar de forma tímida sua campanha de vacinação e privilegiar a diplomacia global de vacinas, exportando doses, os chineses aceleraram a imunização interna de forma impressionante.

Eles saíram de quase 700 mil doses aplicadas por dia no início de março deste ano para 3 milhões em abril e 7 milhões no início de maio. Agora em junho, atingiram 20 milhões de pessoas vacinadas por dia.

Nenhuma outra grande potência teve um desempenho semelhante – nem mesmo os Estados Unidos, que, em meados de abril, vacinaram 3,3 milhões de pessoas por dia e hoje imunizam cerca de 1 milhão diariamente.

Com esse avanço, a China pode ter imunizado, pelo menos com a primeira dose, 27% da sua população de 1,4 bilhão de pessoas. Essa é uma estimativa da CNN, já que o gigante asiático não divulga esses dados populacionais.

A Índia também quer avançar na vacinação por causa da terrível onda de Covid-19 no país, mas ainda não obteve o mesmo sucesso chinês. O ritmo do programa por lá oscila e agora está em 2,9 milhões de doses aplicadas por dia.

O Brasil não chega nem perto. Depois de atingir o pico de 1, 3 milhão de doses em meados do mês passado, o país chegou a 615 mil doses aplicadas por dia.

Os Estados Unidos, que vêm priorizando a imunização dos americanos desde dezembro do ano passado, já ultrapassaram 50% da população vacinada com pelo menos uma dose. No Brasil, esse número chega a 23% e, na Índia, 13%.

Com esses números, não é de se estranhar que o Instituto Butantan esteja com dificuldades para receber a matéria-prima para a fabricação da Coronavac, produzida pela chinesa Sinovac. Claramente os chineses estão direcionando todas as vacinas contra a Covid-19 para o público interno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: