Cerca de 320 mil participam de concurso público para a Polícia Federal

O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) realiza neste domingo (23.mai.2021) concurso público para os cargos de delegado, agente, escrivão e papiloscopista da PF (Polícia Federal). Cerca de 320 mil pessoas estão inscritas para as provas, que devem preencher 1,5 mil vagas.

Os candidatos que forem aprovados na 1º fase de exame escrito ainda precisarão passar por testes de aptidão física e mental. Para o cargo de delegado, também é necessária aprovação em prova oral e de avaliação de títulos.

Quem for selecionado deve ser lotado, preferencialmente, nos estados localizados em regiões de fronteiras, como Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Roraima.

A realização do concurso foi liberada na 6ª feira pelo STF (Supremo Tribunal Federal). Em sessão virtual inédita com duração de 24 horas, a Corte entendeu que a autonomia dos Estados e municípios para tomar decisões de contenção da pandemia de covid-19 não pode interferir em assuntos da administração federal.

Segundo parecer jurídico do governo federal, decretos estaduais ou municipais que visam a promoção do direito à saúde “não repercutem sobre atividades, interesses e serviços públicos da União, a exemplo de sua organização administrativa para o provimento de cargos públicos”.

As medidas sanitárias para evitar a proliferação do coronavírus valerão durante a aplicação da prova. Os candidatos devem usar máscara, fazer higienização das mãos com álcool gel e ter a temperatura aferida.


Com informações da Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: