Centro Especializado de Atendimento à Mulher de Macaé é referência

O trabalho de acolhimento, atendimento e acompanhamento da mulher em situação de violência doméstica e familiar em Macaé virou uma referência estadual. A coordenadora geral de Políticas para as Mulheres e do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), Jane Roriz, participou de uma reunião com o prefeito de Casimiro de Abreu, Ramon Gidalte, a secretária de Assistência Social de Casimiro, Maria Cristina de Lima, o subsecretário de Ordem Pública do município vizinho, Fábio Henrique Ribeiro Coutinho e o presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública, Wellington Lima. O encontro foi em Casimiro de Abreu.

O objetivo foi apresentar o funcionamento do Ceam de acordo com a norma técnica de uniformização dos centros de referência de atendimento à mulher em situação de violência, bem como a rede de proteção e atendimento à mulher no município de Macaé. “Momentos assim são importantes para nós que atuamos no fortalecimento da Rede de Proteção e Atendimento à Mulher em situação de Violência, e na busca pela efetivação da Lei Maria da Penha, pois acolhemos e atendemos muitas mulheres dos municípios vizinhos, por sermos considerados referência no atendimento, possibilitando assim dar voz a tantas mulheres, e afastando a violação de seus direitos. Seguimos sensibilizando a todos da importância de termos políticas públicas voltadas para as mulheres”, destacou Jane Roriz.

O Ceam realizou somente em janeiro de 2021, 190 atendimentos, sendo 66 presenciais e 124 remotos. O atendimento presencial em 2020, de janeiro até a primeira quinzena de março – quando começou a pandemia – e os meses de novembro e dezembro, em regime de escala de trabalho com a equipe técnica e administrativa, em decorrência dos decretos municipais, contabilizou 489. O total de atendimentos remotos em 2020 foi de 944, totalizando 1.433 assistências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: