Censo 2021: maioria das mais de 207 mil vagas do concurso do IBGE é para recenseador

O Ministério da Economia confirmou o concurso para Censo, que foi cancelado ano passado por conta da pandemia

Depois de ser cancelado ano passado, devido à pandemia, o processo seletivo simplificado para a contratação de profissionais para o Censo 2021 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi autorizado pelo Ministério da Economia. Serão 207.332 vagas temporárias para diversas funções.

Do total, 183.100 são para a atividade de recenseador; 18.420 para agente censitário supervisor; 5.500 para agente censitário municipal; 180 para agente censitário de pesquisas por telefone; 120 para codificador censitário; e 12 para supervisor censitário de pesquisas e codificação.

O prazo para divulgação do edital de abertura das inscrições será de até seis meses a partir da publicação da portaria, ou seja, até o fim de julho. No edital, os candidatos terão acesso a informações como a banca avaliadora, salários, prazo de inscrição, modelo de prova e requisitos, entre outros detalhamentos.

Até o momento, as informações divulgadas pela portaria do Ministério da Economia são de que a escolha dos candidatos será feita por meio de processo seletivo simplificado, e que os aprovados terão contrato de um ano, podendo ser prorrogado, se houver necessidade para a conclusão das atividades.

Provas

Os últimos editais previam a realização de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, sobre as disciplinas de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Ética no Serviço Público, Noções de Administração/Situações Gerenciais e Conhecimentos Técnicos.

Pelo edital da seleção que foi cancelada, no ano passado, a remuneração do recenseador seria calculada por produção.

Estavam previstos salários de R$ 2.100 e R$ 1.700 para agente censitário municipal e supervisor, respectivamente. Para as demais funções, ainda não haviam sido publicados editais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: