Ceará monitora possível 1º caso de variante da Índia

A Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) foi notificada pela Anvisa sobre um caso suspeito da variante indiana do coronavírus em Fortaleza, capital do estado. No dia 18 de maio foi realizada visita técnica ao local de isolamento do paciente, com equipes técnicas da Vigilância Sanitária do Estado e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), além de equipe de epidemiologia do Município de Fortaleza.

O paciente é um homem de 35 anos que voltou de viagem da Índia no dia 9 de maio. De acordo com a Secretaria de Saúde, após o desembarque, ele seguiu em isolamento e não manifestou sintomas, apesar de dois exames RT-PCR nos dias 10 e 11 darem positivo. Um novo exame, feito no dia 18, deu negativo.

O Brasil não tem voos diretos para a Índia, é preciso fazer escala para se chegar ao país asiático. O paciente viajou ao país a trabalho, acompanhado de um colega de trabalho, que também fez exames nos dias 10 e 11 e todos deram negativo. Ele segue sem sintomas, afirma a Sesa em nota. 

Imagem de microscópio eletrônico de transmissão mostra o SARS-CoV-2, também conhecido como novo coronavírus, que causa a Covid-19, isolado de um paciente nos EUA Foto: NIAID-RML/via REUTERS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: