CASI é revitalizado e recebe ação de testagem de COVID-19 para idosos de Guapimirim

Pensando na saúde da população de Guapimirim, a Prefeitura promoveu sua sétima ação de testagem de COVID-19 para moradores com 50 anos ou mais. Desta vez, o local escolhido foi o Centro de Atendimento à Saúde do Idoso (CASI), no Paiol, onde mais de 230 pessoas foram testadas para a doença.

E por falar no CASI, o espaço, que passou por uma grande reforma, foi entregue aos usuários na manhã desta quinta-feira (13). Além de revitalização na estrutura, o equipamento recebeu paisagismo, criação de uma horta, sala de enfermagem para atendimentos e manutenção de saúde, além de ampliação do espaço de convivência.

A área da piscina, onde eram realizadas as aulas de hidroginástica, também foi reestruturada. Novos pisos foram instalados e houve a construção de dois vestiários e dois banheiros adaptados para os idosos.

O senhor Airton Notaroberto ficou empolgado ao ver a reforma. “Aqui é minha segunda casa. Sempre fui bem tratado, e o idoso precisa disso, é um sinal de respeito a nós”, destacou ele, ao perceber que sua reivindicação da criação de vestiários e banheiros foi atendida.

De acordo com a coordenadora Susiane Araujo, os usuários dos serviços estão muito empolgados para a reabertura da unidade. “Mesmo durante a pandemia, mantivemos um vínculo com os nossos idosos. Realizamos atividades terapêuticas virtuais, com oficina cognitiva e outras ações. E agora com o espaço revitalizado, vamos ofertar maior qualidade de vida e retomar, de forma segura, as atividades que fazem a diferença na vida dos nossos idosos”, completou.

“A minha vida mudou muito depois que eu comecei as atividades. O CASI é uma beleza para nós, idosos; e é tudo para mim”, afirmou dona Erinete Teixeira, de 84 anos, que usava os serviços antes da pandemia.

“A Secretaria de Saúde também tem a preocupação de proporcionar melhor qualidade de vida e ofertar atendimentos específicos e voltados à saúde da ‘melhor idade’ do nosso município”, declarou Rafael Tressi, secretário interino de Saúde.

No local, são oferecidos serviços de geriatria, enfermagem, serviço social, coleta de sangue, nutrição, atendimento em domicílio para pacientes acamados, canto e coral, hidroginástica e psicologia – com atendimento individual, roda terapêutica, oficina cognitiva, meditação, musicoterapia, terapia de florais e auricoloterapia – para pacientes com idade igual ou superior a 60 anos.

O prefeito Zelito Tringuelê, que também acompanhou as obras de perto, destacou a felicidade dos usuários ao realizarem a testagem de COVID-19 e se depararem com a unidade totalmente reformada. “Dá para perceber, no olhar e no sorriso de cada um deles, o agradecimento. E isso não tem preço. Estamos devolvendo a dignidade para essa parcela – tão especial – da nossa população”, afirmou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TV Prefeito