Carteira Nacional do Artesão entregue a profissionais de Mesquita

Na tarde desta quinta-feira, 17 de junho, artesãos de Mesquita receberam a Carteira Nacional do Artesão. A cerimônia para a entrega do documento aconteceu no cineteatro da Praça PEC, em Santo Elias, e reuniu autoridades da cidade e da Secretaria Estadual de Turismo do Rio de Janeiro. Agora, esses profissionais estão oficializados perante os órgãos públicos e podem fazer parte das feiras e exposições culturais por todo o país.

Ao todo, foram entregues 29 carteiras à Subsecretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo. Essa é uma entrega remanescente das provas feitas para o Estado em 2019, quando foram entregues cartões para 111 artesãos da Baixada Fluminense. Devido à pandemia, o Estado foi impedido de realizar essas entregas e, por isso, o atraso. Aqueles artesãos que estiveram presentes para a cerimônia já estão em posse do documento. Já os demais precisarão buscar o documento na sede da subsecretaria, que fica na Estrada Feliciano Sodré 2931, no Centro.

Andréa Karla Calheiros, por exemplo, teve a oportunidade de buscar em mãos sua carteira, um momento que aguardou com muita ansiedade. A artesã tem 49 anos e faz trabalhos com durepox para enfeitar garrafas e outros utensílios. “Esse cartão é uma porta aberta para mim. Estou desempregada há pouco mais de um ano e, com essa carteirinha, vou poder levar meu trabalho para outros lugares. Quero expor meu artesanato e ganhar uma renda”, explica.

Para prestigiar esses profissionais, o subsecretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Gerciano de Lima, esteve em Mesquita. “Não podemos falar em turismo sem falar em artesanato. Essa carteira tem muito valor e abre um leque de opções para o artesão. Assim, ele tem acesso a novos benefícios e possibilidades”, garante. Além desses benefícios, o cartão comprova que você é artesão. Essa é uma oportunidade sensível, cuidadosa, que reconhece a importância desses profissionais”, ressalta o subsecretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Mesquita, Kleber Rodrigues.

A Carteira Nacional do Artesão permite que os profissionais participem de eventos e feiras desde o âmbito municipal até as grandes feiras nacionais, de forma gratuita, bem como oficinas de qualificação/capacitação. Além disso, o Governo do Estado auxilia no apoio ao acesso a crédito para a comercialização de alguns produtos.

Novos cadastros para a Carteira Nacional do Artesão

Para evitar aglomerações, o Governo do Estado do Rio de Janeiro está realizando os novos cadastros de forma on-line. Sendo assim, os interessados devem acessar o site www.artesanatobrasileiro.gov.br e cumprir as etapas listadas no portal, como ceder dados pessoais e aspectos socioeconômicos, além de realizar uma avaliação através de vídeo.

“Todos aqueles que quiserem, podem contar com a ajuda da subsecretaria municipal para realizar o cadastro, conforme as requisições do Estado”, garante Kleber.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: