Campos dos Goytacazes: totalmente revitalizada, Serra do Itaoca recebe visitantes respeitando protocolos

Contato com a natureza, práticas esportivas e atividades de lazer são algumas das possibilidades que a Serra do Itaoca pode proporcionar aos visitantes. Um grande atrativo turístico, o local tem sido opção de visitação e, desde que foi entregue completamente revitalizada, em setembro deste ano, já recebeu mais de 180 mil visitantes até novembro. Devido ao período de pandemia, todos os cuidados estão sendo tomados para que não haja propagação pela covid-19.

Atualmente, está sendo permitida a subida de trinta pessoas por vez, mediante distribuição de senhas, além da utilização de máscara, álcool 70% e seguro distanciamento de uma pessoa para outra. Atualmente, a Serra do Itaoca funciona de segunda a sexta (exceto feriados), com toda a estrutura adequada para receber os visitantes com conforto e segurança. 

– Apesar da grande quantidade de visitantes ao espaço, todos os cuidados estão sendo tomados para que não haja aglomeração. A Serra do Itaoca é um dos locais do município mais utilizados para práticas esportivas. Com essa estruturação que foi entregue, o visitante tem um local mais organizado, com controle de acesso de veículos, oferecendo mais segurança para subida e descida, guarita de informação, canaletas de drenagem, que diminuem manutenção e aumentam a vida útil da pavimentação de toda subida, entre outras melhorias – informou o Secretário de Desenvolvimento Ambiental, Leonardo Barreto.

Revitalização– As obras de revitalização da Serra do Itaoca foram realizadas através da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (SMDA) e custeadas com recurso do Fundo Municipal do Meio Ambiente (FUMMAM), proveniente de compensação ambiental, com destinação exclusiva a ações voltadas ao meio ambiente.

Com as intervenções, a Área de Proteção Ambiental (Apa) da Serra do Itaoca passou a contar com novo pórtico, guarita, banheiros com acessibilidade, canaletas de drenagem, estacionamento com 35 vagas, sinalização turística e trilha para corrida. 

O local também ganhou uma nova pista de voo livre, que segue padrão para competições nacionais. A prefeitura contou com a parceria da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), que desenvolveu o projeto da nova pista. São 25 graus de inclinação, uma base totalmente metálica e 3,45 metros de largura – um metro a mais do que a pista anterior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TV Prefeito