fbpx

Campanha de castração animal realiza mais de 2.400 cadastros em Guapimirim

No último sábado (31), a Prefeitura de Guapimirim finalizou o cadastramento de cães e gatos no Programa de Castração Animal do município, o #MeuPetEuCuido. Mais de 2.400 cadastros foram feitos nesse projeto idealizado pelas Secretarias de Saúde e do Ambiente.

De acordo com os dados da Secretaria de Saúde, 906 gatos e 1.551 cães foram cadastrados, somando um total de 2.457 animais, número significativo.

Para o Dr. Roberto Petto, Secretário de Saúde, o #MeuPetEuCuido é muito importante, porque além de conter a reprodução desordenada de animais na cidade também auxilia o controle da Esporotricose, doença transmitida por gatos infectados por fungos, que também pode ser transmitida para seres humanos.

Segundo Sabrina Ribeiro, coordenadora geral da Vigilância em Saúde, o início das castrações está previsto para outubro. “Esperamos castrar todos os animais cadastrados e pedimos que os tutores tenham um pouco de paciência, porque temos alguns critérios para realizar os procedimentos, onde felinos, com donos beneficiários de programas sociais, que habitam a localidade com maior número de cadastros terão prioridade”, destacou Sabrina.

“A castração gratuita era um sonho da população de Guapimirim e será realizado. As Secretarias de Saúde e do Ambiente estão juntas para podermos castrar os animais. Além disso, já estamos projetando para, o início do ano que vem, a inauguração do Centro Municipal de Zoonoses”, afirmou o Prefeito Zelito Tringuelê.

A castração animal além de auxiliar com a Esporotricose também proporciona várias vantagens para o bem-estar do animal, como diminuição no risco de doenças nas vias uterinas e ocorrência de câncer de mama, útero, próstata, testículos e de órgãos genitais; redução latidos, uivos e miados excessivos que ocorrem por ocasião do cio; elimina os estados de excitação por falta de cruzamento e acaba com a inconveniente perda de sangue nas cadelas no período do cio, assim como as desagradáveis reuniões de machos pelas ruas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: