Calendário Único de Vacinação é publicado no Rio de Janeiro

O governador em exercício do Rio, Cláudio Castro (PSC), publicou um decreto que cria o Calendário Único de Vacinação no estado, em edição extraordinária do Diário Oficial desta terça-feira (30).

intenção anunciada na semana passada era de que todos os municípios do estado vacinassem pessoas da mesma idade a partir de uma determinada data. Esta data não consta no decreto.

O decreto incluiu como grupos prioritários: agentes das forças de segurançatrabalhadores da Saúde que ainda não foram vacinados e profissionais da educação. (Veja a data de início prevista para cada uma delas abaixo)

O texto, no entanto, não determina quais profissionais se encaixam em cada uma destas categorias. Tampouco explica qual deverá ser a ordem de vacinação entre esses grupos. O G1 questionou a Secretaria Estadual de Saúde (SES) sobre o assunto e aguarda retorno.

A programação estabelecida pelo decreto vai do dia 30 de março a 17 de abril e será atualizada de 15 em 15 dias. A atualização vai depender de quantas doses forem disponibilizadas pelo Ministério da Saúde.

Calendário Unificado de vacinação no RJ é publicado no Diário Oficial — Foto: Reprodução

A vacinação de idosos continua em todo o estado.

Saúde

Os trabalhadores da Saúde que não estão na linha de frente contra a Covid-19 e que ainda não foram vacinados poderão ser vacinados a partir deste dia 30. O decreto não explica o critério para a vacinação do grupo e nem quais trabalhadores estão incluídos nesta categoria.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Educação

A vacinação dos profissionais da Educação está prevista para começar na segunda quinzena do mês de abril. A data não foi divulgada pelo governo do estado. O decreto não explica o critério para a vacinação do grupo e nem quais trabalhadores estão incluídos nesta categoria.

Idosos

Até o dia 17 de abril, idosos devem continuar sendo vacinados normalmente. A partir desta data, está previsto o início do calendário unificado nos municípios.

Segurança

Os trabalhadores da Segurança devem começar a ser vacinados em 12 de abril. O prazo para a conclusão da vacinação da categoria não foi publicado. O decreto não explica o critério para a vacinação do grupo e nem quais trabalhadores estão incluídos nesta categoria. Em entrevista mais cedo, Castro citou as seguintes:

  • policiais militares
  • policiais civis
  • agentes do Degase
  • guardas municipais
  • policiais federais
  • policiais rodoviários federais
  • bombeiros
  • agentes da Defesa Civil
  • oficiais de justiça

Calendário da capital

Também nesta terça (30), o prefeito da capital, Eduardo Paes (DEM), anunciou um calendário de vacinação para profissionais de saúde a partir de abril.

No dia 5, começa a vacinação de profissionais de saúde com 59 anos. Cada idade terá seu dia para vacinação, chegando aos profissionais de saúde com 50 anos no dia 17.

O G1 perguntou à Secretaria Municipal de Saúde como avalia o Calendário Único de Vacinação anunciado pelo estado e se vai segui-lo, mas ainda não obteve resposta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: