fbpx

Café Literário, em Macaé, encerra a 15º Primavera dos Museus

O Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé, vinculado à Secretaria de Cultura, encerrou, na noite de quarta-feira (22), a 15º Primavera dos Museus, com o tema “Museus: Perdas e Recomeços”. O evento nacional foi fechado com o Café Literário “Afetos e Recomeços”. O Solar, que atende às recomendações de segurança sanitária do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), pretende atrair o público de volta ao espaço cultural.  

O evento foi aberto com repertório de bossa nova e jazz do saxofonista Zé Rangel e Leonardo Passos, no teclado. A roda de conversa com poetas locais e sarau aconteceu no auditório do museu, que abriu com 50% de sua capacidade, 15 cadeiras. Os poetas Gerson Dudus (produtor cultural do Café Literário), Isabella Ingra e Marco Aurelio abordaram o processo de produção poética durante o período de isolamento social imposto pela pandemia de covid-19.  

“Esta é uma oportunidade de falarmos das dificuldades, perdas e iluminações durante o período de pandemia”, salientou Gerson Dudus.  

“Nestes quase dois anos pandêmicos nos deparamos diante de outra realidade, que nos afastou do cotidiano de outras pessoas. Com a falta de pessoas para observar, percebi que escrevo mais sobre os outros do que sobre a minha própria vida. A produção foi mais rara neste período; porém os poemas, mais intensos”, disse Isabella Ingra.  

“Foi um período de vivências com muita intensidade. Acabei me inspirando em músicas e nas coisas de que gosto, buscando preencher com isso o meu vazio. Fiz um livro neste período”, ressaltou Marco Aurelio.

Exposição  

O público presente pôde visitar a exposição audiovisual “Brasil pela Imagem”, aberta na segunda-feira (20). O tema da exposição é o livro de mesmo nome do macaense Álvaro Marins, o Seth, desenhista a bico de pena e um dos precursores da caricatura no Brasil. As ilustrações de Seth retratam o século IXX no país e também em Macaé, um trabalho fundamental quando eram muito raros os registros fotográficos. Um total de 181 ilustrações do livro de grande valor histórico “Brasil pela Imagem” foi digitalizado para serem apresentadas em vídeo na exposição.

Quem desejar conhecer mais sobre o trabalho deste artista macaense pode buscar na internet o curta-metragem “Reanimando O Kaiser do Seth”.  Esta animação, produzida por oito artistas do audiovisual, foi apresentada no festival Anima Mundi. O Kaiser do Seth, de 1917, que é considerada a primeira charge animada do país, não foi preservada.

O Solar dos Mellos está localizado na rua Conde de Araruama, 248, no Centro de Macaé. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: