Cadeirante há 4 anos, policial militar é o primeiro deficiente a fazer voo duplo na região de Itaperuna

A Prefeitura de Itaperuna, através da Secretaria de Turismo em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer, inaugurou no último sábado, 13 de março, a pista de voo livre, localizado no monumento do Cristo Redentor. O projeto faz parte do pacote de ações em comemoração aos 55 anos da estátua e principal cartão-postal da cidade. O local agora conta com uma nova rampa com gramado, de 180 metros de altura, para voos de parapente e asa delta. Além de um mirante de observação para apreciação dos voos livres e um corredor de acesso à rampa. 

O evento contou com a presença do Prefeito, Alfredo Marques, o Alfredão, do Vice-Prefeito, Nel, além dos Secretários de Turismo, Marcelo Nascimento, de Governo, Murillo Gouvea, entre outras autoridades. 

Durante o evento, muita emoção e adrenalina com os voos de parapente realizados pelo Grupo Aldazes de Itaperuna, que possui 14 integrantes que praticam o esporte no local. Todos eles fazem parte da Associação Clube Aeronáutico de Itaperuna, filiada à Confederação Brasileira de Voo Livre (CBVL). Uma estreia que abrilhantou o céu itaperunense e arrancou suspiros foi o primeiro voo realizado na região com um cadeirante.  

“Tenho muito medo de altura, mas quando recebi o convite aceitei na hora. É uma oportunidade para me sentir livre novamente. É um esporte que introduz os deficientes à sociedade de alguma forma. Um esporte um pouco difícil para ser praticado por um cadeirante, mas não impossível. Tomara que seja uma porta de entrada para a inclusão de deficientes nesse e outros esportes aqui em Itaperuna”, disse Carlos Barros, policial militar baleado durante uma operação há 4 anos que o deixou paraplégico. Ele voou com o professor de educação física, Wallace Barbosa, que pratica o esporte há 8 anos. 

“Pra gente é uma alegria muito grande entender que precisamos avançar e conseguir avançar. Nós vimos a necessidade, chamamos a equipe de parapente e realizamos tudo em uma semana”, disse o Secretário de Turismo Marcelo Nascimento. 

A rampa de Voo Livre é aberta ao público e conta com a vigilância do 29º Batalhão de Polícia Militar e da Guarda Municipal, que realizam ronda de rotina. Para quem quiser se aventurar num voo duplo, o telefone de contato é 99923-9876.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: