Butantan revisará bula da CoronaVac após receber notificações de frascos com menos doses

Instituto Butantan anunciou que vai revisar a bula da vacina CoronaVac. Isso acontece após prefeituras de cidades goianas relatarem receber menos doses nos frascos.

Na última quinta-feira (8), cidades de Goiás comunicaram problemas com as duas últimas remessas da vacina ao Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Goiás (Cosems).

“Cada frasco deve conter dez doses e muitos gestores relataram que receberam frascos com entre nove e sete doses“, informa nota do Cosems.

O Butantan, por sua vez, informou que todas as notificações foram devidamente investigadas e que, “foi identificado que em todos os casos houve prática incorreta na extração das doses nos serviços de vacinação, e não uma falha nos processos de produção ou liberação de lotes pelo Instituto”.

Segundo o centro de pesquisa, cada frasco da vacina contra o novo coronavírus contém nominalmente 10 doses de 0,5 ml cada, totalizando 5 ml, e adicionalmente ainda é envasado conteúdo extra, chegando a 5,7 ml por ampola. Esse volume, devidamente aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), é suficiente para a extração das dez doses. “É importante que os profissionais de saúde estejam capacitados para aspiração correta de cada frasco-ampola, além de usar seringas e agulhas adequadas, para não haver desperdício”.

O Instituto alerta também para o uso de seringas de volumes superiores (ex: 3ml, 5ml), que podem gerar dificuldades técnicas para visualizar o volume aspirado, pois não possuem as graduações necessárias. Outro fator decisivo é a posição correta do frasco e da seringa no momento da aspiração.

Dessa forma, o Butantan informa que irá revisar a bula da vacina e adicionar um QRCode que irá direcionar para um vídeo demonstrativo do procedimento, para orientar de forma mais clara os profissionais da saúde sobre a manipulação do imunizante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: