Butantan: Pandemia é controlada com 75% da população vacinada

A vacinação completa contra a covid-19 para 75% de uma população pode controlar a pandemia, afirmou o governador João Doria (PSDB) em coletiva de imprensa no Instituto Butantan, em São Paulo, nesta segunda-feira (31).

Conforme o R7 e o Domingo Espetacular anteciparam neste domingo (30), as mortes em decorrência do novo coronavírus caíram 95%, segundo o Projeto S. Além disso, os dados indicaram redução de 80% nos casos sintomáticos da doença e de 86% nas internações hospitalares.

“Medir de forma controlada o efeito da vacinação não havia sido feito em nenhum lugar do mundo”, destacou Dimas Covas, diretor do Butantan. 

Como destacou Covas, a cidade foi dividida em 25 pequenas áreas em quatro grupos. A vacinação ocorreu de forma escalonada e os resultados foram comparados. “Serrana se transformou em um laboratório clínico”, disse o diretor do instituto.

Ao todo, dos 45.644 habitantes de Serrana, 28.380 pessoas – ou 97,9% da população adulta da cidade – foram imunizadas entre 17 de fevereiro e 11 de abril, quando a vacinação foi encerrada.

De acordo com Ricardo Palacios, diretor de pesquisa clínica do Butantan, a pesquisa confirmou também a proteção de pessoas não imunizadas, como crianças e adolescentes. “A redução de casos em pessoas que não receberam a vacina indica a queda da circulação do vírus. Isso reforça a vacinação como uma medida de saúde pública, e não somente individual.”

Dados de segurança

No total, foram registrados 67 eventos adversos graves, mas, segundo o governo, não eram relacionados à imunização.

Na primeira dose, houve 4,4% de relatos de reações adversas e apenas 0,02% foram consideradas grau 3, como milagia e cefaléia. Já na segunda dose, o número de relatos de reações adversas caiu pata 0,2% e nenhum foi considerado grau 3 ou superior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: