Busca Ativa aplica 174 testes de Covid-19 em Macaé

Ceará investe na ampliação de testes para diagnóstico da doença -  Secretaria da Saúde

O Posto Avançado de Testagem de Antígeno realizou, nesta terça-feira (18), 174 exames Swab (cotonete) em moradores do Visconde, Miramar e Cajueiros. A Busca Ativa de novos casos de Covid-19 cumpre a nova estratégia da Secretaria Municipal de Saúde de enfrentamento à pandemia.

Do total de testes aplicados no posto montado na praça em frente a Paróquia de Santo Antônio, 23 apresentaram resultado positivo para infecção do novo coronavírus. O número representa uma incidência de 13% de positividade, uma média registrada em outros bairros já visitados pela equipe da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica.

“Para cada paciente positivo identificado e direcionado para o isolamento social adequado, evitamos a disseminação do vírus e a transmissão direta para cinco pessoas do mesmo convívio familiar. O rompimento dessa disseminação ajuda a controlar a pandemia”, destaca a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Lisa Chagas.

Após realizar a testagem em moradores do Parque Aeroporto e o Lagomar, o Posto Avançado da Saúde conseguiu ampliar o número de exames de antígeno aplicados no Visconde, o que ajuda a ampliar a amostragem de pessoas infectadas através da busca ativa.

Os testes são aplicados com o apoio da equipe do laboratório de análises clínicas do Hospital Público Municipal (HPM). A triagem e organização do Posto Avançado também conta com o auxílio dos agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e da Secretaria Municipal de Ordem Pública.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: