Bolsonaro reforça contato com evangélicos e Fiesp em dia de troca no Exército

O novo comandante do Exército, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, toma posse nesta terça-feira (20) às 11h. Paulo Sérgio substituirá o general Edson Leal Pujol, que deixou o cargo após desavenças com o presidente Jair Bolsonaro. O presidente queria que as Forças Armadas se envolvessem mais diretamente na defesa de seu governo, o que contrariou os três chefes militares. A pressão resultou na saída também dos comandantes da Aeronáutica e da Marinha.

Antes da posse do novo general, Bolsonaro conversará, às 9h45, com o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaff, por videoconferência. O presidente tem buscado maior interação com o empresariado em busca de apoio do mercado. Skaff é um dos seus aliados nessa tentativa.

À tarde, Bolsonaro recebe duas lideranças da bancada evangélica na Câmara, o deputado Cezinha de Madureira (PSD-SP), vice-líder do governo no Congresso e coordenador da frente parlamentar, e Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ), o parlamentar mais próximo do pastor Silas Malafaia. Ontem Bolsonaro se reuniu com Malafaia e o ex-deputado Fábio Sousa, líder da Igreja Fonte da Vida.

Tanto evangélicos quanto empresários, segmentos que constituíram base expressiva de apoio a Bolsonaro em 2018, têm diminuído a confiança no presidente por causa das falhas do governo no enfrentamento à pandemia.

Há expectativa quanto aos discursos da troca de comandantes. Ontem, ao participar de comemoração do Dia do Exército, Pujol voltou a defender a imparcialidade das Forças Armadas. Ao de Bolsonaro no evento, o general classificou a pandemia da covid-19 como o “maior desafio experimentado por essa geração” e ressaltou o caráter de “instituição de Estado” da força, com respeito à Constituição.

Veja o restante da agenda de Bolsonaro:
14h30 – Senador Roberto Rocha (PSDB-MA), líder do PSDB

15h00 – Pedro Cesar Sousa, subchefe para Assuntos Jurídicos da Secretaria-Geral da Presidência da República.

15h30 – Deputado Cezinha de Madureira (PSD-SP), vice-líder do Governo no Congresso Nacional

16h00 – Deputado Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ)

16h30 – Deputado Vitor Hugo (PLS-GO), líder do PSL na Câmara dos Deputados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: