Biblioteca Municipal de Pinheiral desempenha projeto de Contação de História nas escolas

Buscando promover o incentivo à leitura e trabalhar aspectos importantes de uma sociedade, a Biblioteca Municipal de Pinheiral Aurelino Gonçalves Barbosa, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, da Prefeitura de Pinheiral, está realizando o ‘Projeto Menino Nito’, para contação de histórias nas escolas públicas da cidade. Iniciado em maio de 2021, durante a pandemia da Covid-19, o projeto é desenvolvido presencialmente seguindo todos os protocolos de higiene e prevenção à doença, mediante agendamento realizado pelas escolas.

Através da contação de histórias, desempenhada pelas professoras Rosangela Matias, Valeria Rodrigues e Rosangela Lima, são aplicadas nas aulas atividades criadas com base na história do livro “Menino Nito”, da autora Sônia Rosa, que possibilitam o envolvimento, interpretação e desenvolvimento de caráter dos alunos. De acordo com Márcia Regina, coordenadora da biblioteca, o objetivo da ação é trabalhar valores. “Sabemos a importância da leitura, visto que a história faz a criança colocar em prática o senso de interpretação, desenvolvendo a criatividade e a moralidade. Nosso principal objetivo com essa história em específico é trabalhar valores como família, respeito e preconceito, já que hoje em dia falar sobre esses aspectos se tornou algo ainda mais importante. Notamos as crianças observando e se expressando, e então prestamos atenção em determinados comportamentos que chamam a atenção da escola e da orientação educacional, o que ajuda muito a identificar problemas que a criança possa ter”, explicou.     

Com um acervo que reúne cerca de 15 mil livros, a Biblioteca Municipal de Pinheiral dispõe de espaços para leitura e pesquisa, como, por exemplo, a sala de literatura infantil, um espaço temático criado especialmente para as crianças frequentarem e praticarem o hábito da leitura. Todas as dependências da biblioteca podem ser utilizadas gratuitamente de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. Além disso, é oferecido o serviço de afiliação, sistema que permite que qualquer pessoa se torne sócio da biblioteca e leve livros para leitura em casa. Para menores de idade, basta ir até o local acompanhado de um responsável legal e realizar o preenchimento da ficha de informações básicas.

Segundo Rosangela Matias, o projeto tem tido excelente adesão entre as escolas da rede.

“O projeto está sendo um sucesso, temos cada vez mais agendamentos e escolas interessadas. Cumprimos com toda nossa agenda do primeiro semestre e agora estamos esperando o recesso escolar acabar para dar continuidade. Nossa intenção é resgatar essa interação com a biblioteca e com o hábito de folhear um livro, deixar um pouco de lado a tecnologia e focar na leitura, nas figuras e afins. Queremos que nossas crianças desenvolvam suas habilidades, senso crítico e prazer pela leitura, tudo isso oferecendo um espaço lúdico e promovendo oportunidade de expressão. Tem funcionado muito bem, pois temos crianças que após passar pelo projeto na escola ficam interessadas e nos procuram para ter acesso a outros livros”, afirmou.

Ainda segundo informações fornecidas pela equipe administrativa da biblioteca, em breve será montada uma exposição com todos os trabalhos desempenhados ao longo do projeto. A Biblioteca Municipal de Pinheiral Aurelino Gonçalves Barbosa fica localizada na Rua Domingos Mariano, número 130, bairro Rolamão. Para mais informações, os interessados devem entrar em contato através do número (24) 3356-2037.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: