BB: bancários fazem greve nesta sexta-feira e fecham agências no Rio

Trabalhadores são contra a reestruturação do BB

Trabalhadores do Banco do Brasil farão greve nesta sexta-feira (dia 29) contra a reestruturação anunciada pelo Conselho de Administração da instituição, que prevê o fechamento de 361 unidades e um plano de demissão voluntária de 5 mil funcionários. A mobilização é nacional, sendo que no Rio de Janeiro foi aprovada ainda, em assembleia, a paralisação nas agências bancárias durante este dia.

O Sindicato dos Bancários Rio organizou um ato público ao meio-dia, em frente à agência do Banco do Brasil na Avenida Rio Branco, no Centro do Rio, na esquina com Rua da Assembleia. Às 11h, haverá um tuitaço com a hashtag #MeuBBvalemais.

Os funcionários do banco contam que foram recebidos no último dia 11 com uma breve apresentação de 30 minutos em que a direção afirmava sua proposta de reestruturação, que envolve também a extinção da função de caixa, o que pode levar todos os atuais ocupantes desse cargo a posições inferiores, com diminuição de salário. Para os trabalhadores, as mudanças são encaradas como o início de um processo de privatização da instituição.

“Num momento de profunda crise econômica, em meio à pandemia, o governo vai jogar no desemprego mais 5 mil famílias? Essa paralisação é apenas a primeira para deixar claro que não vamos aceitar isso”, afirmou Adriana Nalesso, presidente do Sindicato dos Bancários Rio.

João Fukunaga, coordenador nacional da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB), disse que os trabalhadores que estão trabalhando em home office também serão convocados para participar da paralisação.

“Os sindicatos têm passado nas agências, levando faixas e conversando com os bancários, para que a gente faça uma grande mobilização no dia de amanhã, contra essa reestruturação. Só assim iremos forçar o banco a negociar. Estamos convocando o pessoal que está em home office a não bater o ponto”, ressaltou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: