Barra do Piraí comemora Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua

Nesta quarta, 19, comemora-se o Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua, e, em Barra do Piraí, a data será marcada com a continuidade dos serviços de utilidade pública oferecidos pelo Ponto de Referência para a População em Situação de Rua (PopRua) e pelo Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS).

A data marca o acontecimento violento, ocorrido na Praça da Sé, em São Paulo, no ano de 2004, quando pessoas, que utilizavam o espaço da praça como moradia, foram, brutalmente, atacadas durante a noite, resultando em mortos e feridos. Esse fato ficou conhecido como “Massacre da Sé”, representando um dos dias mais violentos na vida da população em situação de rua.19_08_Barra_do_Pira___comemora_Dia_Nacional_da_Luta_da_Popula____o_em_Situa____o_de_Rua.jpg

Em Barra do Piraí, o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), localizado na Rua Dr. Moraes Barbosa, é a unidade responsável pelo atendimento da população de rua e realiza a identificação através da sua equipe de Abordagem Social. Dessa forma, o CREAS atende e acompanha, contribuindo para a inclusão social, acesso a direitos e as demais políticas públicas, e, para a construção do processo de saída das ruas.

Em razão do atual contexto de pandemia, a Secretaria Municipal de Assistência Social, criou o Ponto de Referência para a População em Situação de Rua para o acolhimento provisório deste segmento, sendo de caráter voluntário e a partir do encaminhamento do CREAS. Ainda, nos casos de pessoas em situação de rua, em processo migratório para outras cidades, é ofertada a passagem através do terminal rodoviário.

Segundo o coordenador do Ponto de Referência para a População em Situação de Rua, Luciney da Silva Martins, é importante que essas pessoas não sejam lembradas somente no dia de hoje, mas também, todos os demais, ao qual a população possa sempre estar fazendo algo para ajudar. “Hoje é um dia de reflexão para nós, um dia de reafirmar a luta para a inclusão desse segmento, entretanto, buscamos diariamente meios para que essas pessoas sejam incluídas na sociedade e não esquecidas. Para a população em situação de rua, a luta por direitos é permanente”, afirmou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TV Prefeito