fbpx

Ato pró-impeachment de Bolsonaro tem baixa adesão em Brasília

Cerca de mil pessoas participaram de uma manifestação pedindo o impeachment do presidente Jair Bolsonaro neste domingo (12), na capital federal. A manifestação tomou a mesma Esplanada dos Ministérios ocupada por milhares de manifestantes bolsonaristas e por caminhoneiros durante a última semana.

O protesto deste domingo foi organizado pelo Movimento Brasil Livre (MBL), pelo Livres e pelo Vem pra Rua e recebeu o apoio de alguns partidos e organizações políticas. Em vez do verde e amarelo, tradicionalmente usado pelos bolsonaristas, e do vermelho, associado a partidos de esquerda, o branco foi a cor que predominou nas roupas dos manifestantes.

Durante as falas em carro de som, o pedido de impeachment do presidente da República – chamado de “pauta única” -, foi salpicado com elogios à Polícia Militar (PMDF) e ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) – chamado de herói.

Partidos de esquerda como o PT e o Psol se recusaram a participar do ato, convocado em 15 capitais. Vários manifestantes carregavam faixas com inscrições como “Nem Lula nem Bolsonaro”, estratégia que afastou petistas das ruas também em outras capitais. No entanto, o líder petista foi poupado de críticas, ao menos entre os participantes que foram ao microfone.

O discurso de que correntes ideológicas distintas estavam juntos na manifestação não se refletiu na presença de autoridades ou personalidades na manifestação. Durante as falas, apenas o deputado distrital Leandro Grass, da Rede, foi ao microfone pedir o impeachment de Jair Bolsonaro e do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB).

A marcha começou por volta das 15h em frente ao Museu Nacional e seguiu até o Ministério da Saúde – limite máximo permitido pelas forças de segurança, que impedem há.uma semana o acesso ao Congresso Nacional e à Praça dos Três Poderes pelo Eixo Monumental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: