Astronautas da SpaceX retornam à Terra após missão mais longa da Nasa

Nave da SpaceX transportou com sucesso 4 astronautas de volta à Terra depois de passarem quase 6 meses em missão na EEI (Estação Espacial Internacional). Os tripulantes viajaram na cápsula Dragon Resilience, que pousou às 3h56 deste domingo (2.mai.2021), no Golfo do México.

Foi o 1º pouso noturno desde a Apollo 8, em dezembro de 1968. Foi só a 2ª viagem tripulada feita pela SpaceX, que pertence ao bilionário Elon Musk. Na cabine, eram 3 astronautas norte-americanos (uma mulher e 2 homens) e um astronauta japonês.

A missão foi transmitida ao vivo pela SpaceX e pela Nasa nas redes sociais.

A mesma Resilience foi a responsável por levar os 4 astronautas ao espaço em novembro de 2020. A viagem de volta teve duração de apenas 6 horas. Os 167 dias em que passaram na EEI representam o período mais longo de permanência de astronautas norte-americanos no espaço. O recorde anterior era de 84 dias, nos anos 1970.

O retorno estava previsto para a última 4ª feira (28.abr.2021), mas as condições não eram favoráveis, o que estendeu em 3 dias a presença da missão. Com a saída, hoje há 7 astronautas em órbita na Estação Espacial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: