fbpx

Associações de moradores conhecem novo sistema de matrícula em Angra dos Reis

Angra dos Reis já conta com um novo Sistema de Matrícula Digital, implementado pela Secretaria de Educação. Por meio dele, as pré-matrículas para as escolas da rede pública municipal de ensino já estão sendo efetivadas pelo site www.angra.rj.gov.br.

            Para explicar este novo processo, os secretários de Governo, Cláudio de Lima Sírio, e o de Educação, Paulo Fortunato, reuniram-se com representantes de associações de moradores de mais de 20 bairros de Angra dos Reis. O encontro aconteceu no final da tarde, no auditório da Escola Municipal Júlio César de Almeida Larangeira, no Parque das Palmeiras.

            – Mais uma vez inovando e caminhando para uma Cidade Inteligente, a partir deste ano, todo o processo de pré-matrícula e matrícula será feito on-line pelo Sistema Matrícula Digital, que está disponibilizado no site www.angra.rj.gov.br. Este sistema possibilita segurança, facilidade e transparência ao usuário – informou o secretário de Educação, Paulo Fortunato, acrescentando que todas as dúvidas sobre este processo podem ser tiradas pelo telefone (24) 3377-1964 ou pelo email sect.cogep@angra.rj.gov.br.

SISTEMA MATRÍCULA DIGITAL

            O período de pré-matrícula da rede pública municipal de ensino para a Educação Infantil (etapa creche e pré-escola) e do 1º ao 9º ano de escolaridade segue aberto até o dia 9 de janeiro. Até lá, os não matriculados atualmente na rede municipal, estudantes de escolas que não possuem o ano de escolaridade subsequente e o responsável que não aceitou a indicação de unidade sugerida pela Secretaria de Educação, poderão acessar o Matrícula Digital.

            No ato da inscrição, o candidato e/ou seu responsável poderá indicar até três opções de unidades de ensino, na ordem de sua preferência, para se inscrever.

Os candidatos às vagas serão classificados de acordo com a seguinte ordem: candidatos com deficiência comprovada por laudo médico ou equivalente; que tenham irmãos que já estudem na unidade de ensino; cuja unidade de ensino pretendida será a mais próxima da sua residência; de maior idade (data de nascimento em ordem decrescente) e beneficiários do Programa Bolsa Família.

O resultado da pré-matrícula do Cemei, pré-escola e do 1º ao 9º ano será divulgado nos dias 13 e 14 de janeiro, no site da prefeitura (www.angra.rj.gov.br).

MATRÍCULA

O período de matrícula será de 03/01 a 14/01 para os estudantes remanejados de unidade de ensino da rede pública municipal de ensino e de 17/01 a 21/01 para os candidatos contemplados pelo Sistema Matrícula Digital.

Após ser feita a inscrição digital, para efetuar a matrícula dos candidatos contemplados às vagas da Educação Infantil e 1º ao 9º ano de escolaridade, seu responsável deverá comparecer à unidade de ensino ou ao Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei), no período determinado.

Original e cópia dos seguintes documentos do candidato deverão ser apresentados: certidão de nascimento; comprovante de residência no nome do responsável ou comprovação similar (recibo de pagamento do aluguel/ declaração do dono do imóvel/ declaração da Associação de Moradores da localidade), dos últimos dois meses; cartão de vacina, atualizado; duas (2) fotos 3×4; V – identidade e CPF do responsável; laudo médico ou equivalente no caso de candidato com deficiência; Número de Identificação Social (NIS), se for beneficiário do Programa Bolsa Família; declaração de transferência, quando vindo de outra Unidade de Ensino e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

O ingresso para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) será feito por matrícula direta, não havendo a realização de inscrições no Sistema Matrícula Digital. O responsável, ou o próprio estudante, quando maior de idade, deverá comparecer à unidade de ensino no período determinado no calendário.

São unidades que oferecem EJA: Alberto da Veiga Guignard – Parque Mambucaba; E.M. de Educação de Jovens e Adultos Antônio Dias Lima – Frade; E.M. Prof.ª Cleusa Fortes de Pinho Jordão – Japuíba; E.M. de Educação de Jovens e Adultos Professor Fabiano Avelino da Silva – Balneário e E.M. Cornelis Verolme – Jacuecanga.

CALENDÁRIO

Até 09/01 – Inscrição da pré-matrícula para Cemei, pré-escola e 1º ao 9º ano – Sistema Matrícula Digital (www.angra.rj.gov.br)

13/01 a 14/01 – Divulgação de resultados da pré-matrícula

03/01 a 14/01 – Matrícula de estudantes remanejados de unidade de ensino da rede pública municipal de ensino

17/01 a 21/01 – Matrícula da EJA

17/01 a 21/01 – Matrícula dos alunos inscritos por meio do Sistema de Matrícula Digital

24/01 a 28/01 – Disponibilização das vagas restantes

ESCOLA CÍVICO-MILITAR REMO BARAL

As inscrições no ano letivo de 2022 para a Escola Municipal Cívico-Militar Ex-Combatente Remo Baral, construída no Frade, ocorrerão exclusivamente para o 6º ano e 7º ano de escolaridade do Ensino Fundamental e acontecerão conforme calendário.

A pré-matrícula será feita de acordo com a idade e o ano de escolaridade do candidato, da seguinte forma: 6º ano de escolaridade do Ensino Fundamental – candidatos com até 11 anos completos em 31/03/2022; 7º ano de escolaridade do Ensino Fundamental – candidatos com até 12 anos completos em 31/03/2022.

De acordo com a Secretaria de Educação, os estudantes regularmente matriculados na rede pública municipal de ensino de Angra dos Reis terão prioridade na matrícula para a Escola Cívico-Militar e deverão realizar inscrição no Sistema Matrícula Digital, observando o cumprimento dos critérios de idade.

As dúvidas sobre o ingresso na Escola Cívico-Militar poderão ser tiradas pelos telefones 3377-1964 e 3377-2706, ou pelos e-mails sect.cogep@angra.rj.gov.br e sect.asenf@angra.rj.gov.br.

CALENDÁRIO ESCOLA CÍVICO-MILITAR

Até 09/01 – Inscrição pelo Sistema Matrícula Digital (www.angra.rj.gov.br)

13/01 a 14/01 – Divulgação de resultados da pré-matrícula

17/01 a 21/01 – Matrícula dos candidatos contemplados na pré-matrícula

24/01 e 26/01 – Convocação para vagas remanescentes por meio do edital publicado no site www.angra.rj.gov.br

27/01 a 31/01 – Matrícula das vagas remanescentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: