Assistência Social e Segurança Presente de Barra do Piraí promovem estratégias

Agentes da Secretaria de Assistência Social – por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) – e do programa Segurança Presente se reuniram na tarde desta última quinta, 9, para traçar estratégias entre as duas partes, os colocando mais próximos à população barrense. A iniciativa ainda visa dar suporte ao programa RJ para Todos – ambos recém implementados em Barra do Piraí.

A Operação Segurança Presente é um modelo de abordagem de proximidade que suplementa a atuação da Polícia Militar do estado do Rio de Janeiro, segundo informa o site do programa. Inaugurada na quinta, 2, a base tem Barra do Piraí, no Centro, está inserido no objetivo geral, que é o de promover ações de segurança pública, cidadania e atendimento social. É por conta deste último item que agentes da Secretaria de Assistência Social se reuniram com o comando daquela corporação.

De acordo com a comandante do Segurança Presente em Barra do Piraí, tenente Simone Vargas, o objetivo do encontro foi de ofertar serviços que atendam a todos, em especial as pessoas em situação de rua. “O programa tem como filosofia promoção da segurança e da cidadania. Dessa forma, além do policiamento ostensivo, propriamente, os policiais realizam abordagem de proximidade, e apoiamos as campanhas e ações sociais que o município realize e queira contar com o nosso apoio, desde que aconteçam na região do centro comercial, como nas praças Nilo Peçanha e Largo da Feira”, narra a comandante.

A coordenadora do Creas, da Secretaria de Assistência Social, Neudinea Virgílio, frisou que a reunião teve ainda o cunho de aproximação entre a secretaria e suas iniciativas com o programa RJ Para Todos, “uma parceria de somar forças no trabalho socioassistencial entre município e estado”.

“A Assistência Social tem diferentes ações, desde projetos, programas até iniciativas amplas, que podem contar com o apoio do Segurança Presente. Umas das que conversamos foi a de amparo aos moradores em situação de rua. Acreditamos que será de grande valia esse apoio social, não na repressão, mas na assistência e cidadania”, disse Néia.

Já o prefeito Mario Esteves, responsável pela vindo do programa para Barra do Piraí, acredita que o Segurança Presente – conhecido pelos seus resultados na redução da criminalidade – ainda pode somar com as esferas do Governo Municipal, mesmo sendo uma iniciativa de cunho de segurança.

“Os resultados do Segurança Presente são impactantes na redução de criminalidade no horário e área de atuação. Temos, em Barra do Piraí, uma iniciativa forte em segurança. E, além disso, será um ponto de apoio aos projetos sociais, tanto da Secretaria de Assistência Social, quanto do RJ Para Todos. O objetivo maior é somar forças em favor da população barrense”, aponta o chefe do Executivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.