Arte na Rede está de volta contando a história do prédio sede da Prefeitura de Angra

O Movimento Arte na Rede (MAR) está de volta nesta semana com vídeo novo. Desta vez, falando sobre o palácio Raul Pompeia, mais conhecido como a sede da Prefeitura de Angra dos Reis. O prédio, construído no século 19 em estilo neoclássico, é o cenário de algumas das principais decisões administrativas da história do município. O Arte na Rede é um projeto desenvolvido pela Superintendência de Comunicação da Prefeitura de Angra como forma de produção de conteúdo para divulgação da história e cultura do município por meio das mídias digitais.

Quem nos conta um pouco da história do palácio é o assessor de Cerimonial da Prefeitura de Angra, Zélio Nascimento, responsável também por coordenar uma visita guiada ao local destinada a estudantes. Neste primeiro episódio, o cerimonialista nos fala sobre a motivação que levou a construção do prédio, em 1871 – a necessidade de um espaço para se abrigar a administração pública, devido ao crescimento da cidade. Também nos conta sobre o custeio da construção, os primeiros usos do prédio e alguns detalhes que foram alterados do século 19 para cá.

Tudo isso é entremeado com imagens de ontem e hoje, do palácio Raul Pompeia e de seu entorno, a praça Nilo Peçanha (popularmente chamada também de “Praça da Prefeitura”). Vídeos e fotos de arquivos, de cerimônias e eventos públicos, mostram a praça no tempo das antigas palmeiras imperiais que as cercavam, a fachada do palácio em décadas passadas e as dependências atuais, dentre elas o Salão Nobre e o Gabinete do Prefeito. O palácio foi batizado com o nome do famoso escritor angrense Raul Pompeia, nascido em Jacuecanga e autor da obra “O Ateneu”. O prédio guarda algumas características da construção original, como a cor da fachada e o piso do pátio.

Este é o primeiro de três episódios sobre a sede da prefeitura. Os vídeos produzidos pelo Arte nas Rede são documentários de curta duração que abordam aspectos específicos da história cultural angrense, como pontos turísticos, monumentos, museus etc. Já foram produzidos materiais sobre o Museu de Arte Sacra e o Chafariz da Saudade.

Link para o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ejLpvGQIjpg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: