Arte em casa chega ao fim com sucesso, em Nova Friburgo

O início do mês de agosto marcou o fim do Conect’Arte. O domingo, 2 de agosto, assinalou as últimas apresentações do festival que, em oito semanas consecutivas, apresentou 81 atrações de diversos segmentos artísticos friburguenses. Ao todo, o festival teve 110.810 visualizações pelas redes sociais. A iniciativa foi uma das pioneiras no Estado, no sentido de oferecer apoio ao segmento da Cultura.
O evento, criado pela Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria Municipal de Cultura, com apoio do Conselho Municipal de Política Pública Cultural, teve por objetivo proporcionar auxílio financeiro a artistas locais, em função da pandemia do novo coronavírus. A cada um dos artistas que se apresentou virtualmente, foram pagos mil reais, recurso viabilizado pelo Fundo Municipal de Cultura.
 
Três prorrogações de prazos
 
De acordo com o Secretário de Cultura, Mário José Bastos Jorge , inicialmente estavam previstos que 90 projetos seriam contemplados. No total foram inscritos 212, “mas numa primeira seleção, apenas 71 projetos conseguiram cumprir com todos os pré-requisitos”, explicou o Secretário.
Mário Jorge acrescenta ainda que, numa segunda etapa, foram pré-selecionados ainda outros 19 projetos, dos quais apenas 10 cumpriram todas as etapas do Edital, podendo assim ser contemplados.
O Secretário lembra ainda que foram feitas três prorrogações de prazos, visando exatamente dar oportunidade de participação ao maior número possível de artistas locais.
 
LEI ALDIR BLANC
 
Enquanto isso, também em atuação conjunta com o Conselho, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, acompanha atentamente os desdobramentos da lei 14.017/2020, a Lei Aldir Blanc de emergência Cultural para auxílio ao setor.
Aguardando-se as regulamentações da nova legislação, que visa destinar recursos financeiros a artistas, gestores, coletivos, empresas e entidades que atuem no segmento cultural, a Secretaria e o Conselho estão preparando o Cadastro Cultural do Município, que possibilitará os futuros pagamentos aos respectivos beneficiários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TV Prefeito