Apuração define campeã do Grupo Especial do carnaval do Rio; Veja as regras
A grande campeã do Grupo Especial das escolas de samba do Rio será conhecida a partir das 16h desta quarta-feira quando serão abertos os envelopes com as notas atribuídas por 36 jurados em nove quesitos. A apuração acontecerá no seu palco tradicional: a Praça da Apoteose.
A novidade deste ano é a redução do número de notas, que passam dos cinco habituais para quatro. Com isso muda também a regra de descarte. Antes eram desprezadas a maior e a menor nota. A partir deste ano apenas a pior nota por quesito de cada escola será descartada.
— Chegamos à conclusão em comum acordo com todas as agremiações de que não fazia sentido descartar a maior nota, dessa forma continuam sendo três notas válidas, mas apenas a menor não vai contar para o cálculo final — disse Júlio Guimarães, coordenador de jurados da Liesa.
A ordem de apuração dos quesitos será definida em sorteio que acontecerá na sede da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) por volta de meio dia. Essa definição é importante. Caso duas ou mais escolas cheguem ao fim com a mesma pontuação, o critério de desempate será a pontuação do último quesito apurado. Se mesmo assim persistir o empate, o mesmo processo será feito com quesito anterior e assim sucessivamente.
Os quesitos que foram julgados são: bateria; Samba-Enredo; Harmonia; Evolução; Enredo; Alegorias e Adereços; Fantasias; Comissão de Frente e Mestre-Sala e Porta-Bandeira.
As seis primeiras escolas voltam à Avenida no sábado para o Desfile das Campeãs. A última classificada cai para a Série Ouro do ano que vem.