Presidente da Frente Brasil-China reage a Bolsonaro: ‘grave doença mental’

Após polêmica com a China, deputado diz que Bolsonaro pode ter 'doença  mental' | Jovem Pan

O deputado Fausto Pinato (PP-SP), presidente da Frente Parlamentar Brasil-China, voltou a fazer fortes críticas ao governo federal por ataques ao país asiático. Após o presidente da República, Jair Bolsonaro, dizer que a China teria utilizado o vírus da covid-19 como parte de uma suposta “guerra química” para obter vantagens econômicas, Pinato disse suspeitar de doença mental do chefe de Estado brasileiro.

Deputado fala em grave doença mental de Bolsonaro e defende interdição -  CartaCapital

“Estou preocupado sobre um possível desvio de personalidade da maior autoridade do Brasil”, escreveu o parlamentar, em nome da frente parlamentar. “A meu ver, não se trata de uma pessoa irresponsável, desequilibrada e sem noção de mundo. Na verdade pode tratar-se de uma grave doença mental que faz nosso presidente confundir realidade com ficção”. A nota conclui com a indicação de interdição civil contra Bolsonaro.

Na mensagem, Pinato também tomou lado. “Não compactuaremos com afirmações desrespeitosas e irresponsáveis contra a China, que tem sido grande parceira do Brasil na luta contra a pandemia da covid-19”, escreveu.

A fala de Pinato já segue sua manifestação na semana passada, quando rebateu as falas do ministro da Economia, Paulo Guedes, de que a China teria sido a responsável pela criação do vírus da covid-19 – teoria há muito rebatida por todos os órgãos internacionais de saúde. “É uma catástrofe. Viramos um hospício”, disse o parlamentar ao Congresso em Foco na última terça-feira (27).

A China é o maior parceiro comercial do Brasil, e garante uma balança superavitária para o governo federal. Além disso, a China, como maior produtora de insumos para vacinas em todo o mundo, é parceira estratégica para o país: até o momento, cinco de cada seis vacinas aplicadas em território nacional são da Coronavac, que foi produzida em parceria com um laboratório chinês, com insumos chineses.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: