Ao lado de Bolsonaro, Lira defende voto impresso e nega orçamento paralelo

O presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), disse nesta 5ª feira (13.mai.2021) que é importante que a Casa analise o voto impresso para que “não paire dúvida na cabeça de nenhum brasileiro”. Deu a declaração em evento de entrega de casas do Residencial Oiticica I, em Maceió (AL), ao lado do presidente Jair Bolsonaro.

É importante para que não paire dúvida na cabeça de nenhum brasileiro. Temos que respeitar o sistema eleitoral, mas ele também tem que ser possível de auditagem. Ontem, nós, ao final da sessão, assinamos um ato criando a comissão especial que vai analisar o texto do voto auditável no Brasil”, disse Lira.

Alguns convidados do evento gritaram “Fora Renan”, “Renan vagabundo”, “voto impresso” e “Globo Lixo” durante os discursos. Em um dos momentos, o ministro do Turismo, Gilson Machado, perguntou se Lira “vai botar pra moer” sobre o voto auditável.  O deputado respondeu positivamente com um gesto. Assista:

O presidente da Câmara também fez críticas indiretas aos integrantes da CPI (Comissão de Inquérito Parlamentar) da Covid no Senado.

“Por mais que sejam ouvidos e aplaudidos em seus 15 minutos efêmeros de fama, os que fazem, esses deixam marcas. Marcas que falam para sempre”, disse. Os senadores têm 15 minutos para discursarem no colegiado.

A viagem de Bolsonaro a Alagoas acontece 1 dia depois de o presidente compartilhar em suas páginas nas redes sociais trecho da discussão ocorrida na CPI da Covid no Senado entre Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) e Renan Calheiros (MDB-AL). O chefe do Executivo publicou vídeo de 28 segundos em que seu filho chama o par de “vagabundo”.

LICENCIAMENTO E ORÇAMENTO SECRETO

Lira falou ainda em seu discurso em Maceió sobre a aprovação do licenciamento ambiental nessa 4ª feira (12.mai).

Nós votamos uma matéria que permite destravar as obras no Brasil, o licenciamento ambiental, menos burocrático, mais liberal, mais responsável. E nós na Câmara não vamos permitir a oposição por oposição daqueles que tentam vender a versão de que o produtor brasileiro defende o desmatamento, de que o produtor brasileiro é quem faz o desmatamento ilegal”, declarou.

O deputado ainda criticou, sem citá-la diretamente, a reportagem do jornal O Estado de S. Paulo publicada nesse domingo (9.mai), a qual indica que o governo federal teria montado um “orçamento paralelo” para distribuir emendas do tipo RP9 (emendas de relator) a congressistas para aumentar sua base de apoio.

“Se tiver algum desvio, pague quem tiver responsabilidade. Mas a Câmara dos Deputados não se curvará a essa chantagem barata de dizer que o presidente Bolsonaro troca voto por emendas parlamentares”.

Estão em Maceió, na comitiva de Bolsonaro, além de Lira:

  • o ministro Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional);
  • o ministro Tarcisio de Freitas (Infraestrutura);
  • o ministro João Roma (Cidadania);
  • o ministro Gilson Machado (Turismo);
  • o presidente da Caixa, Pedro Guimarães;
  • o senado Fernando Collor (PROS-AL);

AGLOMERAÇÃO

Antes de chegar ao residencial, Bolsonaro cumprimentou apoiadores, que se aglomeraram no Aeroporto de Maceió. O presidente e alguns visitantes não usavam máscara. O uso do equipamento reduz em 90% a propagação de covid-19, segundo pesquisa realizada em janeiro pelo CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças), dos Estados Unidos. Em junho de 2020, o Congresso brasileiro aprovou uma lei obrigando a utilização do aparato em locais públicos ou privados com circulação de pessoas.

RESIDENCIAL OITICICA I

O Conjunto Residencial Oiticia I fica no bairro do Benedito Bentes, em Maceió (AL). No local, serão abrigadas 500 famílias ou cerca de 2.000 pessoas.

O Oiticica I ocupa, segundo a prefeitura de Maceió,  73 mil m². Cada apartamento tem 45 m² e 5 cômodos (cozinha, sala, banheiro e 2 quartos). Há ainda no complexo área de lazer, quadras de esportes e salão de festas.

De acordo com o governo federal, o empreendimento recebeu investimento de R$ 40 milhões do Ministério do Desenvolvimento Regional a partir do Programa Casa Verde e Amarela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: