Anna Paula Pacheco assume como presidente da ENEL distribuição Rio

Anna Paula Pacheco assume em 1º de junho como diretora-presidente da Enel Distribuição Rio no lugar de Artur Manuel Tavares, que ocupava a função desde 2018 e, em acordo com a empresa, decidiu realizar novos projetos profissionais. A executiva, que trabalha no Grupo Enel há 20 anos, também responde pela diretoria de Regulação da Enel no Brasil. Como parte da mudança, Mihai-Constantin foi indicado como diretor de Operações de Infraestrutura e Redes da distribuidora, sendo que sua eleição definitiva depende ainda da obtenção do visto necessário. 

Anna terá como foco a interlocução com todos os stakeholders do Estado, além de ampliar a atenção aos nossos clientes. Mihai na área de Infraestrutura e Redes seguirá atuando para a contínua melhora da qualidade do fornecimento e o combate às perdas de energia, um tema relevante no Rio de Janeiro. Essa mudança segue o mesmo modelo que anunciamos ontem na Enel Distribuição Ceará”, afirma Nicola Cotugno, Country Manager da Enel no Brasil. 

Agradeço ao Artur pelo ótimo trabalho desempenhado na gestão à frente da empresa, que levou a uma significativa melhora dos indicadores de qualidade da distribuidora, bem como a redução das perdas de energia. A nova estrutura que anunciamos hoje tem como objetivo reforçar ainda mais esses bons resultados”, afirma Guilherme Lencastre, presidente do Conselho de Administração da Enel Brasil.    

Anna Paula Pacheco é diretora de Regulação da Enel Brasil desde julho de 2018. Entre outras funções, gerencia os processos regulatórios e tarifários de todas as sociedades da Enel no Brasil. Graduada em Engenharia de produção pela PUC-RJ e com Pós-Graduação em Avaliação de Projetos pela FGV, Anna Paula ingressou no Grupo Enel em 2000, como Coordenadora de Regulação e Comercialização de Energia. Em 2010, assumiu a posição de Gerente de Regulação e Comercialização na Companhia Energia Sustentável do Brasil S.A – GDF. Em 2013, retorna ao Grupo Enel como Diretora de Regulação Brasil e Uruguai da Enel Green Power Brasil, braço de energia renovável do Grupo Enel. Anna Paula também atua como conselheira na Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) e na Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Energia Elétrica (APINE), além de integrar como suplente o colegiado da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica  (ABRADEE). 

Mihai-Constantin é engenheiro eletricista e tem 17 anos de experiência em distribuição de energia elétrica. Ele trabalha na Enel desde 2006, tendo sido responsável por várias áreas e projetos em Distribuição na Romênia até junho de 2020, quando passou a atuar como responsável de Desenvolvimento de Redes na Enel Brasil. Nos últimos 15 anos, Mihai participou de diversos projetos internacionais no Grupo. 

Presença feminina  

Anna Paula Pacheco é a segunda executiva nomeada essa semana para posição de presidente de uma distribuidora da Enel no Brasil. As mulheres têm assumido cada vez mais representatividade no setor elétrico brasileiro, antes marcado pela forte presença masculina. Em 2005, a Enel aderiu à Agenda 2030 da ONU, apoiando os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), incluindo o ODS 5, que trata do tema de igualdade de gênero. Como parte dos compromissos em prol com a equidade de gênero, a Enel Brasil tem ampliado a participação das mulheres no quadro de colaboradores da companhia. Em 2020, cerca da 40% dos colaboradores contratados para cargos de liderança foram mulheres. 

No âmbito internacional, a Enel foi incluída em 2021 pelo segundo ano consecutivo no Índice de Igualdade de Gênero da Bloomberg (GEI), como uma das 380 empresas de capital aberto líderes de 44 países, avaliadas com base nas suas iniciativas de inclusão de gênero. A empresa também foi incluída este ano no ranking das 100 melhores empresas globais para igualdade de gênero “Gender Equality Global Report & Ranking”, desenvolvido pela organização Equileap. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: