21 de julho de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Angra revitaliza escolas e lança programa de alfabetização

A educação em Angra dos Reis segue entregando mais realizações no início do ano letivo de 2024. Desta vez, as grandes conquistas ficaram por conta das cerimônias de entregas realizadas nesta sexta-feira (23) das revitalizações da E. M. Prefeito Jair Toscano de Brito, na Gambôa do Belém, e E. M. Joaquina Maria Rosa dos Santos, em Itanema. Além disso, a escola de Itanema foi escolhida para ser a primeira a receber o Programa Angrense de Alfabetização na Idade Certa (PAAIC).

– Essa foi uma semana de grandes entregas para a educação municipal. Começamos o ano letivo com o pé direito. As escolas municipais de Angra não estão perdendo em nada para as escolas particulares. Todas as escolas municipais serão reformadas e climatizadas para que os alunos queiram estar cada vez mais em sala de aula. O brilho do olhar dessas crianças nos motiva a fazer ainda mais – relatou o prefeito Fernando Jordão.

A E. M. Prefeito Jair Toscano de Brito recebeu reforma de telhado, revitalização de sua quadra com nova pintura, climatização em todas as suas salas, novos mobiliários, smart TVs e novos brinquedos. A escola, que atende 214 alunos da pré-escola ao 5º ano nos turnos da manhã e da tarde, conta com dez turmas, cinco salas de aula, biblioteca com computadores, quatro pátios, refeitório e rampas de acessibilidade.

– É o sonho de todo professor trabalhar em uma escola bem equipada que tenha todo o suporte necessário para que seja favorecido o processo de aprendizagem dos alunos. São diversas realizações que estão sendo entregues não somente aqui na E. M. Prefeito Jair Toscano de Brito, mas em diversas unidades escolares do município. Angra realmente está se tornando a cidade da educação – disse Lucineia da Silva, diretora da E. M. Prefeito Jair Toscano de Brito.

Já a E. M. Joaquina Maria Rosa dos Santos recebeu revestimento de piso e paredes, reformas nos banheiros e na cozinha, telhado novo, construção de novo muro que cerca toda a escola, novos mobiliários, novo pátio, climatização nas salas de aula, novos brinquedos e smart TVs. A unidade escolar atende 186 alunos da pré-escola ao 4º ano nos turnos da manhã e da tarde e conta com oito turmas, quatro salas de aula, sala de leitura, dois pátios, biblioteca e refeitório.

– Agora nossa escola está climatizada e completamente reformada, proporcionando melhores condições para que alunos, professores e funcionários desenvolvam suas atividades. O dia de hoje representa uma enorme satisfação para todos nós – declarou Gláucia Basílio, diretora da E. M. Joaquina Maria Rosa dos Santos.

Durante a cerimônia, um vídeo exibido no telão narrou a história do pedido de revitalização da escola, realizado em 2019 por um grupo de alunos que se dirigiu diretamente ao gabinete do prefeito, na sede da prefeitura. Nicolas Laureano Campos estava entre os alunos que redigiram a carta. Atualmente, ele é estudante da turma 803 do 8º ano na Escola Municipal Cívico Militar Ex-Combatente Remo Baral Filho.

– Em 2019, minha turma e eu, sob a orientação da professora Elaine, escrevemos uma carta que foi entregue ao prefeito, solicitando a reforma da escola e algumas melhorias. Hoje, me sinto extremamente gratificado ao ver que todos aqueles sonhos se tornaram realidade – relatou Nicolas, de 13 anos.

Além das revitalizações, a escola em que Nicolas estudou é a primeira a receber o Programa Angrense de Alfabetização na Idade Certa (PAAIC), que ao todo atenderá a 54 unidades escolares na rede pública municipal de ensino.

 

Mais sobre o programa

O PAAIC consiste na garantia do direito aos estudantes de concluírem a alfabetização na idade correta, até o final do 2º ano Ensino Fundamental. A iniciativa tem como intuito favorecer as oportunidades de aprendizagem para a consolidação das habilidades e competências necessárias ao pleno desenvolvimento de cada estudante em seu processo de alfabetização e letramento.

O programa está organizado em três eixos estruturantes: Gestão Escolar Eficiente; Infraestrutura e Suporte Pedagógico; Avaliação, Acompanhamento e Monitoramento das Aprendizagens.

Desta forma, 3.900 estudantes do 1º e 2° ano receberão material didático produzido pela SEJIN e 240 professores receberão suporte pedagógico e formações, além de acompanhamento periódico nas unidades de ensino.

– É essencial proporcionar oportunidades a todos, e isso é possível através de políticas públicas cuidadosamente planejadas e implementadas. Me sinto extremamente satisfeito por não apenas entregar uma infraestrutura de alta qualidade para o estudo dos alunos, mas também por implementar programas pedagógicos como o PAAIC, que desempenhará um papel crucial na alfabetização das nossas crianças na idade adequada. Esse programa é um grande orgulho para nossa cidade – comentou o secretário de Governo e Relações Institucionais, Cláudio Ferreti.

Considerando os resultados obtidos pelo Sistema de Avaliação (Avaliar) no ano de 2023, constitui-se como meta do PAAIC que todas as crianças matriculadas na rede pública municipal, ao final do segundo ano de escolaridade, tenham consolidado seu processo de alfabetização, mostrando-se no nível de escrita alfabético, fluente na língua, e apresentando compreensão do texto lido.

Já em matemática, espera-se que o estudante compreenda o que é valor posicional, aprenda a somar, subtrair e multiplicar, conheça as sequências, identifique formas e compare capacidade e massa.

– O PAAIC representa um compromisso assumido pela Prefeitura de Angra de assegurar a alfabetização plena de todas as crianças matriculadas no 1º e 2º ano do ensino fundamental. Este esforço visa garantir um direito fundamental das crianças, possibilitando que elas desenvolvam seu aprendizado de maneira saudável e adequada – explicou o secretário de Educação Juventude e Inovação, Paulo Fortunato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *