Angra dos Reis: Obras no Morro da Glória 2 entram na reta final

A complementação da contenção e da drenagem deve ser concluída ainda neste mês

Falta pouco para a Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, via Secretaria Executiva de Obras, concluir a complementação da contenção e da drenagem do Morro da Glória 2 , intervenção necessária devido às fortes chuvas de 2010. Essa obra estava sob responsabilidade do Estado e foi paralisada em 2013.

– A Prefeitura sempre cobrou o Estado, mas não havia perspectiva de concluí-la. O município vendo então a necessidade da obra decidiu aportar recursos próprios – explicou Alan Bernardo, secretário-executivo de Obras.

Funcionários da Prefeitura foram até o Governo do Estado e conseguiram os projetos da obra e em fevereiro os trabalhos tiveram início. A previsão é de que a contenção e a drenagem fiquem prontas até o final desde mês.

Está sendo construída uma cortina atirantada e o sistema de drenagem vai ser redirecionado para as redes principais, impedindo a infiltração do solo. Essas intervenções influenciam na Rua Prefeito João Gregório Galindo, que fica abaixo da contenção, e na Rua José Cândido, localizada na parte de cima.

Na Rua José Cândido havia ainda uma grande erosão, com cerca de cinco metros de profundidade, onde mal passava um carro. Foi feito um aterro e o asfalto foi refeito.

MORRO DA GLÓRIA 1

Há alguns meses a prefeitura concluiu outra obra parecida: a contenção e estabilização de talude no Morro da Glória 1. A intervenção, entre a rua Prefeito João Galindo e a Rua A, incluiu a colocação de 428m2 de concreto projetado e 462m2 de plantio de grama.

A ideia foi estabilizar o talude, impermeabilizando o solo com o concreto projetado e a grama. Também foram incluídas no projeto algumas canaletas para captar a água da chuva e fazer a drenagem correta, evitando que grande parte dessa água infiltre o solo. Isso protege as casas acima e a rua, evitando deslizamentos e interdições.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: