Angra dos Reis: Casa de Cultura completa 38 anos com arte e festa
A Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis, primeira do estado do Rio de Janeiro, completou 38 anos na sexta-feira, 25 de agosto, com direito a uma programação cultural gratuita, que não se restringiu ao interior do imóvel. Num palco montado em frente ao espaço, na Rua do Comércio, atores e músicos se revezaram em diferentes apresentações, comemorando a data com muita arte.
Com parte da rua fechada para o trânsito, a programação começou ainda na parte da manhã, com a peça teatral infantil “Sucatinha contra o Mar de Lixo”. Em seguida, o músico Wilson do Rosário ofereceu um repertório repleto de clássicos da MPB àqueles que transitavam pelo Centro da cidade.
– A Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis, que hoje completa 38 anos, é a primeira casa de cultura de todo o estado do Rio de Janeiro. Ela é fruto de muita luta e é uma conquista do movimento cultural de Angra dos Reis. O governo municipal tem a Casa de Cultura como prioridade, e nesses 38 anos, eu desejo que tenhamos muitas exposições e celebrações – declara o secretário de Cultura e Patrimônio, Andrei Lara.
Na parte da tarde, a partir das 14h, várias performances teatrais foram encenadas, chamando a atenção daqueles que passavam pelo local. Às 16h, foi a vez de a peça “Pagode Banana”, do grupo Primeiro Ato, entrar em cena no palco democrático montado na Rua do Comércio.
– Gostei muito da apresentação de teatro. E é muito legal que seja apresentado na rua, para que todo mundo possa ver. Estão de parabéns, e a Casa de Cultura também – disse a dona de casa Marisa dos Santos, de 58 anos, que passava pelo local e resolveu ficar.
A parte final da comemoração foi dedicada à música ao vivo efetuada por artistas da terra. O grupo de samba e pagode Inspira Samba subiu ao palco com seu ritmo contagiante e brasileiríssimo, animando os presentes; em seguida, com a banda ainda no palco, foi realizado o corte o bolo de aniversário da Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis, com todos cantando “Parabéns a você” ao local.
– A Casa de Cultura mudou a história da cultura angrense. É muito importante que a gente mantenha esse verdadeiro centro cultural funcionando, com nossos fazedores de cultura participando e também desenvolvendo seus trabalhos – explica o secretário de Governo e Relações Institucionais, Cláudio Ferreti, que participou dos festejos ao lado do secretário de Cultura e Patrimônio e da deputada Célia Jordão.
Inaugurada no dia 25 de agosto de 1985, num sobrado histórico de 1824, localizado na Rua do Comércio, no Centro, a Casa de Cultura Poeta Brasil pode ser visitada diariamente, de forma gratuita, das 10h às 19h – sábados, domingos e feriados, das 11h às 16h.