fbpx

Alunos do Colégio da Polícia Militar de Duque de Caxias constroem protótipo para Olimpíada Brasileira de Satélites

Estudantes do lll Colégio da Polícia Militar Percy Geraldo Bolsonaro, em Duque de Caxias, participam da Olimpíada Brasileira de Satélites (OBSAT), na categoria Ensino Fundamental ll. Os alunos construíram um protótipo de satélite de pequeno porte, à base de garrafa PET. Nesta quinta-feira (04), às 8h, em Xerém, apresentarão um lançamento teste do equipamento.

A atividade é conduzida pela Coordenadora Pedagógica, CB PM Daniele Valério, e pela professora de Ciências, Mônica Cristóvão de Oliveira Lopes, e proporcionou aos alunos conhecimentos de maneira interdisciplinar. De acordo com a comandante do lll CPM/ERJ, Ten. Cel. Nádia Luana Cardoso, o projeto de satélites de pequeno porte promove o ensino, a colaboração e o trabalho em equipe. Os participantes terão a oportunidade de desenvolver, integrar, testar, lançar e analisar os dados obtidos.

Ainda segundo a comandante, é necessário aprender ciência, através de experiências práticas. “Por meio dessa atividade, os alunos poderão se familiarizar com a metodologia científica e se aproximar da cultura aeroespacial. Além disso, desenvolverão o pensamento empreendedor e crítico”, destacou.

“É importante ressaltar que a transmissão de conteúdos científicos, especialmente no ensino básico, provoca nos alunos reações impactantes de maneira eficiente. Todos participaram de forma ativa e trabalharam com olhar investigativo a fim de construírem um protótipo de um satélite de pequeno porte”, finalizou a comandante.

Desde que foi inaugurado, em 2018, o lll Colégio da Polícia Militar Percy Geraldo Bolsonaro, vem apresentando excelentes resultados. Em maio deste ano, os alunos da unidade localizada em Duque de Caxias receberam o resultado do Concurso Canguru de Matemática. Foram contemplados com as medalhas de prata, bronze e honra ao mérito 13 estudantes da unidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: