fbpx

Ainda sem previsão de reabertura as agências do INSS em Petrópolis

Apesar da retomada gradual dos atendimentos presenciais em  agências do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) desde a última segunda-feira (14.09) em várias cidade do Brasil, em Petrópolis os atendimentos permanecem sendo feitos apenas de forma remota. Com isso, petropolitanos que precisarem ingressar com pedidos de auxilio doença, requerimentos de aposentadorias, entre outros serviços devem recorrer aos canais de comunicação remota utilizando o aplicativo Meu INSS, o site do órgão  (https://www.inss.gov.br/) ou ainda por meio de ligação gratuita pelo telefone 135. Agências de Petrópolis, assim como na gerência de Volta Redonda, ainda não têm previsão para a retomada dos atendimentos presenciais.

– O INSS vem trabalhando para que todas as agências voltem a funcionar o mais breve possível. Estamos fazendo vistorias nas agências em que os atendimentos foram retomados de forma gradual, e a perícia já está sendo retomada. Em Petrópolis, no entanto, ainda não há previsão. Mas as pessoas devem continuar buscando os nossos canais de atendimento remoto – explica a assessoria do INSS.

A assessoria destaca que em casos em que o cidadão precisa dar entrada em um pedido de benefício, como o auxilio doença, assim como no pedido de aposentadorias, por exemplo, o interessado pode fazer a solicitação pelo sistema remoto, encaminhando toda a documentação, inclusive foto do laudo médico, pelo aplicativo “Meu INSS”.   

De acordo com o INSS, após mais de cinco meses de atendimento remoto, os segurados devem ficar atentos às mudanças para evitar sair de casa sem necessidade. Para evitar aglomeração, além de visar, especialmente, a saúde dos servidores e segurados, as agências que  manterão regime de atendimento diferenciado, ou seja, com mudanças relevantes ao que era feito antes da pandemia. Nesta primeira etapa da retomada, as agências que reabriram atendem apenas segurados agendados. Desta forma, fica eliminado o atendimento espontâneo nas agências.

Com a reabertura gradual, segundo o INSS, serão priorizados, nesta primeira fase a avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional, estes, considerados pelos gestores, os mais importantes para que o órgão possa retomar o atendimento presencial neste momento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: