fbpx

Águas do Rio recebe lideranças comunitárias em evento em Nova Iguaçu

Programa Afluentes tem o objetivo de estreitar laços entre a comunidade e a concessionária de água e esgoto

A Águas do Rio reuniu, neste sábado (9/10), mais de 70 líderes comunitários de Nova Iguaçu para o lançamento do Programa Afluentes, de relacionamento entre a empresa, que vai fazer a distribuição de água e a coleta e tratamento de esgoto na cidade e em outros 26 municípios do estado, e a comunidade local. O encontro aconteceu na Universidade Iguaçu (Unig).

O objetivo do programa é criar um canal entre os líderes comunitários e os representantes da empresa, para que a população tenha voz ativa. Por meio de canais digitais e reuniões presenciais, a Águas do Rio estará próxima dos moradores, conhecendo suas necessidades e ouvindo sugestões e opiniões sobre os serviços que serão prestados.

“Sabemos que a região sofre há décadas com a falta de abastecimento de água e vamos trabalhar muito para mudar este cenário. Já estamos com equipes nas ruas conhecendo a realidade. Temos monitoramento online de mais de mil pontos de pressão de água em toda a nossa área de concessão. Estamos prontos para cuidar do sistema de saneamento. Quando começarmos a atuar, vamos apresentar para a população um serviço de qualidade, com transparência e com foco na dignidade, saúde e qualidade de vida”, destacou o diretor superintendente que cuidará de Nova Iguaçu, Luiz Fabbriani, antes de destacar que a empresa vai ampliar o alcance da tarifa social.

Coordenadora de Responsabilidade Social para a região, Luciana Muniz ressaltou que o diferencial do programa é a troca e a aproximação entre as equipes da Águas do Rio e os moradores. “Durante o mapeamento dos territórios, encontramos pessoas que nos contaram histórias que precisam ser mudadas através do abastecimento de água e da coleta e tratamento de esgoto. Estes líderes comunitários geram influência, multiplicam informação e nos ajudam a executar um bom trabalho”, disse.

A esperança deu o tom do encontro. “Saio daqui com a expectativa de dias melhores. A Águas do Rio está fazendo a diferença, pois já empregou pessoas da nossa região. Convivemos com enchentes e na proximidade existe um reservatório desativado que se transformou num problema de segurança”, contou Jupira Brasiliano, presidente da Associação de Moradores Jardim Nova Era, que há 12 anos luta pelo saneamento básico na região.

O líder comunitário de Austin Luiz Freitas, popularmente conhecido como Tiquinho, contou que espera há mais de 25 anos pela água no local. “Falta tudo em Austin. Precisamos de abastecimento, reparo nas redes e coleta e tratamento de esgoto. A Águas do Rio vai trazer um programa que ninguém fez por nós em todo esse tempo”, concluiu.

A empresa está com processo de seleção aberto e até o fim do ano terá 5 mil funcionários diretos, além de gerar 15 mil empregos indiretos com a realização de obras em todos os territórios em que vai atuar.

O programa Afluentes, idealizado pela Aegea, empresa líder no setor privado de saneamento básico no Brasil, grupo do qual a Águas do Rio faz parte, será levado para todas a cidades que serão atendidas pela concessionária. Nos próximos cinco anos, a Águas do Rio vai investir cerca de R$ 3,5 bilhões em saneamento na Baixada Fluminense. Também estiveram presentes no evento o diretor executivo da concessionária na cidade, Vitor Hugo Gabriel, e o gerente de Responsabilidade Social da Águas do Rio, Willian Carvalho.

Sobre a Aegea – Águas do Rio é a mais nova empresa do grupo Aegea, criado em 2010 e líder no setor privado de saneamento brasileiro, com 56% desse segmento. Através de suas concessionárias, a Aegea opera em 153 cidades de 12 estados e atende 21 milhões de pessoas, contando com a concessão no Rio.

Sobre Águas do Rio – A concessionária estará presente em 124 bairros da capital do estado (Zona Sul, Norte e Centro), além de outros 26 municípios. São eles: Aperibé, Cachoeiras de Macacu, Cambuci, Cantagalo, Cordeiro, Casimiro de Abreu, Duas Barras, Itaboraí, Itaocara, Magé, Maricá, Miracema, Rio Bonito, Saquarema (3° Distrito), São Gonçalo, São Francisco de Itabapoana, São Sebastião do Alto, Tanguá, Belford Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados, São João de Meriti.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: