Adesão de Campos ao “Saúde com Agente” é confirmada pelo Ministério da Saúde

O município de Campos teve confirmado, pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), sua adesão ao Programa “Saúde com Agente”. O resultado é preliminar e foi divulgado no dia 9 de junho. A publicação final com os nomes dos municípios contemplados está prevista para o dia 21 de junho, segundo edital divulgado pelo Governo Federal.
A iniciativa é uma parceria tripartite que tem como objetivo qualificar os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE), com a formação em nível técnico.
Dos 92 municípios do estado do Rio de Janeiro, 88 demonstraram interesse em aderir ao programa. Além de Campos, Macaé, Itaperuna e Cardoso Moreira foram algumas das cidades que tiveram a adesão confirmada.
Segundo o diretor da Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), Rodrigo Carneiro, a participação de Campos no programa vai contribuir, de forma significativa, para a melhoria dos indicadores de saúde, qualidade e resolutividade da Atenção Primária, beneficiando o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Campos tem 225 Agentes Comunitários de Saúde e 441 Agentes de Combate às Endemias, todos concursados da prefeitura e da antiga Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Na fase da capacitação, o programa oferta dois cursos técnicos: um para a formação de agentes comunitários de saúde e outro de Vigilância em Saúde com ênfase no Combate às Endemias. A previsão inicial é a de que os cursos tenham duração de 8 meses, com aulas presenciais e à distância, dentro da jornada de trabalho dos agentes.

 (Foto: Arquivo)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: