Ação Itinerante recolhe resíduos eletrônicos e óleo usado no Centro de Maricá

Proporcionar um local correto para o descarte de resíduos, auxiliando na preservação ambiental. Essa é a missão do projeto Ações Itinerantes, realizado pela Prefeitura de Maricá, através da autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar), que nesta quarta-feira (21/07) esteve em frente ao prédio da prefeitura, no Centro, recolhendo resíduos eletrônicos, óleo vegetal usado, tampinhas de garrafa e agasalhos. 

De acordo com a coordenadora da equipe que atua no projeto, Vanessa Rodrigues, o recolhimento evita a poluição do solo, com o material entregue sendo reaproveitado em novos produtos e na manutenção de equipamentos. 

“A ação tem como iniciativa recolher esses resíduos evitando que sejam descartados junto com o lixo comum, o que pode causar a poluição do solo por metais pesados. Todo material recolhido é encaminhado para a sede da Secretaria de Cidade Sustentável, que redireciona o óleo para a produção de sabão e as tampinhas para instituições que as trocam por cadeiras de rodas; já o lixo eletrônico é recebido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Comunicações, sendo reaproveitado para a manutenção e produção de novos equipamentos”, destacou. 

As pessoas que passavam se mostraram satisfeitas com a atividade. Para o professor de inglês Carlos Clemente, de 23 anos, morador de Araçatiba, o projeto ressalta a preocupação da Prefeitura com o cuidado da cidade, difundindo valores de consciência ambiental e educação coletiva. 

“Já conhecia as ações itinerantes e acho super bacana essa iniciativa, que só ressalta a preocupação da Prefeitura com o bem estar da cidade. O projeto disponibiliza um local correto para descartar diversos tipos de resíduos que, por vezes, acabamos juntando ao lixo comum e agora podemos nos conscientizar de que há um local correto e ambientalmente seguro para fazer esse descarte. Hoje trouxe vários teclados e cabos antigos, e espero que os moradores de outros locais também participem das ações nos bairros, é de suma importância”, afirmou. 

As tendas do projeto ficam instaladas a cada dia em um bairro diferente do município, com a programação semanal sendo divulgada sempre às segundas-feiras nas redes sociais da Somar. Nesta quinta-feira (22), a Ação Itinerante estará na Praça do Barroco (Itaipuaçu) e na Avenida Francisco Sabino da Costa (Centro – próximo à Sanemar); já na sexta-feira (23), a iniciativa ficará na Praça do Turismo, no Centro. 

A ação realiza também a coleta domiciliar dos resíduos, podendo ser agendada pelo telefone de atendimento (21) 3731-9633. Além disso, periodicamente, equipes do projeto retiram pneus de áreas de proteção ambiental e vazadouros irregulares do município. 

Serviço: Recolhimento de resíduos nas Ações Itinerantes 

Resíduos aceitos: eletrônicos, óleo vegetal usado, tampinhas de garrafa, além de agasalhos 

Próximas datas: 22/07 – Praça do Barroco (Itaipuaçu) e na Avenida Francisco Sabino da Costa (próximo à Sanemar); 23/07 – Praça do Turismo (Centro) 

Recolhimento residencial: agendamento pelo (21) 3731-9633 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: