Unidades de Saúde em Rio Bonito terão horário estendido para atender as mulheres

Unidades de Saúde de Rio Bonito terão horário estendido neste mês em ação do Outubro Rosa. A novidade visa garantir atendimento para mulheres que trabalham fora e não conseguem realizar os exames durante o dia- quando funcionam normalmente as unidades de saúde. Além de preventivo, as mulheres terão consulta e se necessário serão feitos os pedidos de mamografia e ultrassonografia de mama, que também estão recebendo mutirão de marcação.

Diariamente estão sendo realizadas várias ações de conscientização sobre o câncer de mama. Profissionais de Saúde e moradores do Parque Andrea se vestiram de rosa nesta terça-feira (8) e participaram de uma caminhada para reforçar a campanha “Outubro Rosa” de conscientização e combate ao câncer mama e colo de útero no município. Eles distribuíram panfletos durante o percurso até a Estratégia da Saúde da Família (ESF) de Boa Esperança, inaugurada recentemente.

A caminhada terminou com um aulão de zumba, comandado pelo professor Sócrates da secretaria municipal de Promoção Social e teve ainda alongamento com o professor Sidney Junior, do Projeto Mais Vida, com a presença da secretária de saúde, Dailane Magalhães, e do secretário de Esporte e Lazer, Thiago Vieira, que participaram ativamente de todas as atividades. A ação contou com apoio da secretaria de Promoção Social, através do Cras do bairro Parque Andrea.

A campanha “Outubro Rosa” vem contagiando os moradores com a realização de eventos que conciliam palestras, esporte, lazer e informações sobre o combate a doença.

Para garantir o atendimento da população, a secretaria de Saúde ampliou e intensificou a marcação de exames preventivos, além de  mamografia e ultrassonografia da mama, que são fundamentais para diagnosticar o risco de tumores em sua fase inicial. Além disso, montou um cronograma de atendimento à população, inclusive com horário estendido em algumas unidades de saúde.

Busca Ativa – A secretária de Saúde, Dailane Magalhães, disponibilizou equipes de enfermeiros e técnicos de enfermagem para uma busca ativa às mulheres que atuam nas empresas e no comércio local,  a fim de saber como anda a sua saúde e como tem sido a prevenção em relação ao câncer de mama. Esse trabalho, segundo ela, acontece entre os dias 16 e 30 de outubro, num horário diferenciado.

Também serão realizados atendimentos em horário estendido no ESF de Boa Esperança, no Ambulatório Municipal Manoel Loyola Junior, na Mangueirinha,  na Clínica da Família, na Praça Cruzeiro, e no ESF da Bela Vista.

“Ampliamos a oferta de mamografia e ultrassonografia da mama para dar acesso à todas as mulheres que precisam fazer esses exames. Agora vamos estender o horário de atendimento em algumas unidades de saúde para favorecer as mulheres que trabalham e, muitas vezes, chegam tarde em casa e não conseguem ir ao médico fazer o seu preventivo regularmente”, explica a secretária de Saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: