Turquia inicia vacinação contra Covid um dia após aprovação da CoronaVac

Turquia começou nesta quinta-feira (14) o programa de vacinação contra a Covid-19 um dia após a autorização para o uso emergencial da CoronaVac, vacina da farmacêutica chinesa Sinovac Biotech.

Mais de 100 mil profissionais de saúde receberam a primeira dose em todas as 81 províncias do país, afirmou o ministro da Saúde turco, Fahrettin Koca.

O país de 83 milhões de habitantes comprou 50 milhões de doses da CoronaVac e recebeu três milhões delas em 30 de dezembro.

Cada dose é atribuída a uma determinada pessoa usando códigos QR na embalagem, segundo o ministro.

Elas estão sendo aplicadas em centros de saúde da família e em hospitais universitários e particulares, e os primeiros a recebê-las serão os profissionais de saúde e outros grupos de alto risco.

Eficácia da CoronaVac

Em 24 de dezembro, a Turquia anunciou que a CoronaVac teve eficácia de 91,25% em uma análise preliminar dos resultados, mas o estudo completo não foi apresentado na época.

A eficácia ficou muito acima da verificada em estudos na Indonésia (65,3%), que ontem iniciou a vacinação com o imunizante da Sinovac, e no Brasil (50,38%), que vai analisar no domingo (17) o uso emergencial da CoronaVac e da vacina de Oxford/AstraZeneca.

“Os resultados dos testes clínicos de fase 3 são suficientes para provar que a segurança e eficácia da vacina CoronaVac são boas em todo o mundo”, afirmou Weidong.

Polêmica nos números

A Turquia tem cerca de 23 mil mortes e 2,3 milhões de casos confirmados de Covid-19, segundo dados oficiais. Mas sindicatos de médicos e políticos da oposição acusam o governo de encobrir a verdadeira escala da pandemia e de exagerar a eficácia da CoronaVac — o que o governo nega.

O país também negocia a compra da vacina da Pfizer/BioNTech, e a mídia local diz que a primeira remessa do imunizante está programada para chegar nos próximos 10 dias ao país.

O presidente Recep Tayyip Erdoğan afirmou que é imperativo que a Turquia desenvolva sua própria vacina e ela seja produzida no país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TV Prefeito